Nesta quarta-feira (6 de agosto) será realizado o primeiro encontro do Módulo 1 do “Curso de Formação de Instrutores de Justiça Restaurativa e Facilitadores de Círculos de Construção de Paz Mais Complexos”, promovido em parceria pelo Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur-TJMT), Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) e Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso.
O objetivo da atividade pedagógica, coordenada pela desembargadora Clarice Claudino da Silva (presidente do Nugjur) e pelo juiz Túlio Duailibi Alves Souza (coordenador do Nugjur), é formar instrutores para ministrar cursos de Justiça Restaurativa e formação de facilitadores de círculos de construção de paz mais complexos, envolvendo superação, reintegração, tomada de decisão, suporte/apoio e conflito.
Ao final da capacitação espera-se que os participantes sejam capazes de compreender a relação da Justiça Restaurativa com a teoria dos conflitos; tenham ampliado seus conhecimentos acerca da teoria da Justiça Restaurativa; assim como aprimorado as habilidades e competências como instrutor e facilitador de círculos de construção de paz.
Dentre os objetivos específicos estão exemplificar o uso dos tipos de círculos de construção de paz mais complexos em diferentes espaços e contextos; ministrar formações de facilitadores de círculos de construção de paz mais complexos; sensibilizar e engajar lideranças sobre a importância da Justiça Restaurativa e dos círculos de construção de paz como estratégia para consolidação de uma Política de Pacificação Social; e reconhecer a importância da formação continuada para o seu desenvolvimento como facilitador.
O curso será desenvolvido por meio de metodologia de aprendizagem vivencial e metodologia ativa, oportunizando o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à função a partir da experiência prática, da exposição de conteúdos e das trocas coletivas. A carga horária total será de 100 horas-aula.
No conteúdo programático do curso constam os seguintes temas: O Papel do instrutor: habilidades e atribuições; Relação da Justiça Restaurativa com a teoria dos conflitos; Procedimento restaurativo; Tipo de círculos de construção de paz mais complexos; Possibilidades de aplicação dos círculos de construção de paz mais complexos; Construção e definição de consenso nos círculos de construção de paz; Tipificação e possibilidades de aplicação dos círculos de construção de paz; e Planejamento e organização: vivência prática e elaboração de roteiros.
Módulo 1 – Prevê, ao todo, cinco encontros semanais: 6 de agosto, 13 de agosto, 20 de agosto, 27 de agosto e 3 de setembro, das 8h às 12h, de maneira virtual síncrona (Microsoft Teams).
Módulo 2 – Será realizado de 8 a 12 de setembro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, presencialmente.
Módulo 3 - Prevê, ao todo, quatro encontros, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, de maneira virtual síncrona (Microsoft Teams), em horário a ser definido.
Módulo 4 - Estágio supervisionado, correspondente a execução de uma formação de facilitador em Círculo de Construção de Paz – Mais Complexos, presencialmente, das 8h às 18h.
Formadora – A formação será de responsabilidade de Katiane Boschetti da Silveira, pedagoga e pós-graduada em Neurociência e Comportamento (PUCRS). Ela cursa especialização em prevenção e pósvenção do suicídio. É facilitadora e instrutora de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz. Foi assessora especial da Presidência do TJMT e Assessora de Relações Institucionais e responsável técnica pelo Programa de Formação do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur). É membro do corpo docente da Escola da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS).
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.