Com o intuito de celebrar o Dia internacional da Mulher (comemorado em 8 de março), a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Várzea Grande, Jacqueline Miliosi, informou hoje (26-02) que o órgão desenvolverá extensa programação de atividades em prol da Saúde da Mulher entre os dias 6 e 9 próximos. Para tanto, com o apoio da Diretoria Secundária, vai intensificar ações educativas de promoção, prevenção e detecção precoce de agravos à saúde da mulher em todas as unidades de saúde e pontos estratégicos, a exemplo da Praça Aquidaban, Terminal André Maggi, Praça Nossa Senhora do Carmo e Parque Bernardo Bernerq (Programação abaixo).
Jacqueline informou também que o atendimento nesses lugares se encerrará pontualmente às 18 horas. Segundo a técnica, é prioridade da atual gestão do prefeito Walace Guimarães é desenvolver ações com o intuito de melhorar gradualmente a qualidade da assistência à saúde da mulher, no âmbito do município várzea-grandense. Isto implica em ampliação do acesso aos serviços de saúde e dos exames preventivos, tais como: mamografia, papanicolau e ampliação as consultas de Planejamento Familiar.
"O Dia Internacional da Mulher é uma data importante. Simboliza um contexto diversificado de lutas femininas, coroadas de êxito. No tocante à saúde, é marco inicial da Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e Mama, que se encerrará com o Outubro Rosa. Portanto, convidamos a população feminina várzea-grandense a procurar as unidades de saúde, e participar das atividades agendadas entre os dias seis a nove de março. A realização deste evento é dedicado especialmente à mulher. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde de VG promoverá ações educativas na área e agendará consultas e exames", disse.
Ainda conforme Jacqueline, a mulher tem primado em cuidar mais da saúde, se comparada ao homem. "O sexo feminino denota maior zelo com seu corpo, com os cuidados básicos do dia a dia. Em resumo, a mulher é bem mais criteriosa em relação à forma de viver, procurando estar mais sintonizada em relação a procedimentos considerados ideais para preservação da saúde, como um todo".