A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/MT) realiza até esta sexta feira (16) o 3º Encontro Regional de Diretores do Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso. O evento, que acontece na Acadepol, apresenta a nova estrutura do órgão e alinha os procedimentos do Sistema Penitenciário para o evento Copa do Mundo.
O encontro, em sua terceira edição, reúne e aproxima os diretores das Unidades Penitenciárias da gestão para a troca de experiências, promove o alinhamento estratégico das ações e da gestão. O secretário da Sejudh, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho da Sejudh, presente na abertura nessa quinta-feira (15), destacou a importância do evento para ajustar as ações que a secretaria desenvolve no sistema.
“Com este evento, a intenção é estarmos mais próximos dos diretores e termos a oportunidade de ouvir suas principais demandas, pois só assim podemos elaborar ações e resolver as solicitações da melhor maneira que for possível. Temos um compromisso com o trabalho que os diretores vem realizando nas unidades, e temos que valorizar isso, pois a visão sobre o verdadeiro papel o que eles desenvolvem, que é a ressocialização”, disse o secretário.
Durante os dois dias do encontro foram programadas palestras e apresentações sobre o funcionamento interno da secretaria. Palestras: “Apresentação do funcionamento área Sistêmica”, com Basílio Bezerra Guimarães dos Santos, secretário adjunto de Administração Sistêmica. “Excludentes de Ilicitude” com; Abel Balbino Guimarães juiz corregedor da vara criminal de Várzea Grande. “Apresentação do Plano Nacional de Incentivos a Saúde”, Hozano Delgado gerente de saúde do Sistema Penitenciário. “Apresentação do Procedimento Operacional Padrão da Alimentação de recuperandos”, com Riad Omar Fares gerente de alimentação. “Processos de diaras”, com Kelly Daubian e Fernanda Ramos servidoras da gerência de infraestrutura “Pronatec”, com Mônica Rodrigues de Souza diretora executiva da Fundação Nova Chance. “Assédio Moral”, com Alceu Mumz presidente da comissão de processo administrativo disciplinar. "Projetos da Escola”, com Reginaldo Barata diretor da Escola Nelson Mandela “Plano estadual de modernização” com Joaquim Ventura Lopes da coordenadoria da educação de jovens e adultos da Seduc. “Fluxo Copa”, com coronel PM Clarindo Alves de Castro secretário adjunto de Administração Penitenciária, e os superintendentes Gilberto Carvalho e Altair Camilo. “Relações Interpessoais” com Juliana Maria Esposito agente penitenciária. “Cursos” com Pedro Pio da Escola Penitenciária.