Dezenas de feirantes do Terminal Atacadista do Verdão estão protestando na manhã desta quarta-feira na Praça Alencastro, em frente a prefeitura de Cuiabá. No protesto, os manifestantes distribuem 10 mil quilos de frutas e verduras para a população que circula pelo centro de Cuiabá.
O motivo da manifestação é a desocupação da área onde eles estão instalados para a construção do estacionamento que será utilizado para veículos de autoridades e da Fifa na Arena Pantanal. A retirada deles do local deve ocorrer até o dia 21 de maio, cerca de 20 dias antes da Copa do Mundo.
A prefeitura de Cuiabá se comprometeu a entregar uma área do Distrito Industrial para os feirantes. Porém, os próprios feirantes apontam que a obra do novo terminal não deve ficar pronta até a data marcada para a desocupação. “O engenheiro da obra falou que não podemos ir para lá antes de 30 dias, mas estamos tratando de pais de família que não tem condições de ficar sem trabalhar", afirmou Luciano Souza, líder do grupo de feirantes.
Além disso, o novo terminal atacadista não irá contemplar todos os ocupantes do atual. Até o momento, cerca de 30 feirantes ainda não foram cadastrados justamente pela falta de espaço. “Não cabe todo mundo ali”, assinalou.
De acordo com o líder do grupo de feirantes, caso seja mantida a desocupação, Cuiabá pode ficar desabastecida de produtos hortifriti no período da Copa do Mundo. Segundo ele, a transferência e a instalação de máquinas, como câmaras frias e freezers, demoram alguns dias.
A Polícia Militar acompanha o protesto. Não há informação se o prefeito irá receber o grupo para uma reunião.