O embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, pediu ao governador Silval Barbosa a atenção de Mato Grosso para os 5 mil japoneses que virão à Cuiabá durante a realização dos jogos da Copa. Eles virão assistir ao jogo de seu país contra a Colômbia, no dia 24 de junho. Silval aproveitou a oportunidade para reiterar o carinho que tem pela colônia japonesa e a ligação de Mato Grosso com o país, representado por eventos culturais, em especial o Festival do Japão Tanabata Matsuri, que acontece todos os anos no mês de setembro.
Os japoneses farão parte dos milhares de turistas que estarão presentes na Copa do Mundo em Cuiabá. Estima-se um número de pelo menos cinco mil japoneses. A preocupação do embaixador Kunio Umeda se dá pela divergência cultural profunda e pela expectativa de dificuldades devido à diferença na linguagem. Silval afirmou que os japoneses serão bem instruídos, com assistência no aeroporto e orientação nos pontos turísticos. O governador garantiu que todas as providências serão tomadas para que todos os turistas tenham um tratamento diferenciado de acordo com as suas necessidades.
Também foi discutida uma missão comercial japonesas programada para o mês de maio, com a presença de um grupo de empresários japoneses que virão conhecer as potências econômicas e as belezas naturais de Mato Grosso, como forma de promover um intercâmbio comercial, turístico, científico e esportivo com o Japão. Silval aproveitou para apresentar aspectos da economia estadual, com destaque para a agropecuária e a mineração.
A comitiva japonesa presenteou o governador com um jogo de copo de cristal especial para saquê, bebida tradicional do Japão, produzida através da fermentação do arroz. Silval finalizou o encontro convidando os japoneses para conhecer Chapada dos Guimarães, o Pantanal e outros pontos turísticos do Estado. Também presenteou o embaixador com uma cesta de comidas típicas, um livro com pratos da culinária tradicional e miniaturas de símbolos culturais mato-grossenses, como a viola de cocho.