Cidades Sexta-Feira, 07 de Fevereiro de 2025, 21h:18 | Atualizado:

Sexta-Feira, 07 de Fevereiro de 2025, 21h:18 | Atualizado:

GUERRA BURRA

Grupo de servidores denuncia sindicato do Detran ao MPT

Disputa é até por cursos de qualificação

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

sinetran

 

O Sindicato dos Servidores do Detran-MT (SINETRAN-MT) é alvo de uma denúncia formalizada no Ministério Público do Trabalho da 23ª Região (MPT-MT) e no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE-MT), que o acusa de práticas antissindicais. A denúncia, assinada por um grupo de servidores, alega que a atual diretoria do sindicato, composta unicamente por servidores ocupantes do cargo de agente do serviço de trânsito, tem priorizado os interesses desse cargo em detrimento dos demais que compõem a Carreira do Sistema Nacional do Serviço de Trânsito de Mato Grosso: Advogado, Auxiliar e Analista do Serviço de Trânsito.

A denúncia detalha que além dos cargos de advogados e analistas do Serviço de Trânsito terem sido excluídos da última negociação salarial no ano de 2022, o Sinetran-MT tem se oposto à oferta de cursos de qualificação para servidores dos cargos de Advogado, Analista e Auxiliar. O sindicato teria questionado administrativamente o Detran-MT, argumentando que cursos em áreas de fiscalização de trânsito e banca examinadora (avaliação de provas de CNH) deveriam ser direcionados apenas aos ocupantes do cargo de Agentes do Serviço de Trânsito, apesar das normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que regulamentam os referidos cursos, não darem amparo a esse entendimento.

Ao ser contrariado, o Sinetran-MT moveu uma ação judicial contra o Detran-MT, questionando a oferta de curso de qualificação a todos os servidores, e conforme a denúncia, mesmo sabendo que tais cursos “são relevantes para o conhecimento da categoria como um todo, inclusive como requisito para progressão na carreira e para fins remuneratórios”. A denúncia aponta também que o sindicato acusa, desprovido de qualquer comprovação, a Escola Pública de Trânsito de favorecer servidores ocupantes de outros cargos nas inscrições, alegando falta de transparência no processo, mesmo tendo sido publicado Edital no Diário Oficial, e tendo mais de 80% das vagas disponibilizadas preenchidas por servidores do cargo de Agente.

Os servidores que assinam a denúncia afirmam que não se sentem representados pelo Sinetran-MT e que estão "totalmente desprovidos de ação sindical na defesa de seus direitos". Eles manifestam preocupação com a campanha salarial em curso, alegando que não têm conhecimento dos pleitos e que as informações não são repassadas de forma transparente.

A denúncia se baseia na Constituição Federal, que garante a liberdade sindical e proíbe interferências que limitem a atuação dos sindicatos ou dos trabalhadores; na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que define como prática antissindical qualquer ato que dificulte ou impeça a liberdade de associação ou a atuação sindical; e na Convenção nº 98 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que protege os trabalhadores contra atos antissindicais. As denúncias devem ser analisadas pelos órgãos competentes e, caso sejam constatadas as práticas antissindicais, o Sindicato poderá ser penalizado.

Atualmente o Sinetran-MT é presidido por Simonton Sousa Garcia, tendo como vice-presidente Thaísa Cristina Araújo.





Postar um novo comentário





Comentários (6)

  • A VERDADE NÃO DITA

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 16h42
  • A grande verdade é que hoje os analista e auxiliares brigam para terem atribuições que não são de sua competência, segunda a Lei 505. Não foi dito na matéria que os auxiliares querem fiscalizar e realizar banca examinadora, pois em ambas as atribuições se recebe dinheiro, ou seja, quem faz fiscalização recebe em torno de R$ 600,00 e quem realiza banca examinadora, pode receber pela banca gratificada além das diárias em viagem, ou seja, os auxiliares só querem fazer porque recebem uma miséria de salário. Com relação aos analistas, só querem as atribuições, para que possam tentar enquadramento na aposentadoria especial, que reduziria para 20 anos o tempo de contribuição por conta da carreira, ou seja, uma certa servidora que inclusive já foi a presidente do sinetran e que ajudou na elaboração da Lei de carreira 505, agora deturpa a própria lei, pensando apenas no próprio umbigo. Vale ressaltar que o Presidente do Detran, esta autorizando que analistas e auxiliares realizem fiscalização de trânsito mesmo contra a Lei, que diz que é atribuição exclusiva dos agentes de trânsito, ou seja, ele vai contra a Lei. Sendo assim, das várias operações de Lei seca, houveram pessoas que foram abordadas e tiveram seus autos de infração lavrados incorretamente por duas situações: 1º Autos lavrados por analistas e auxiliares não tem validade, pois estão contrariando a Lei 505. 2º Os autos lavrados na operação lei seca, não são feitos no momento da operação, são todos lavrados no Detran, duas ou três horas após o ocorrido, na verdade burlam o sistema. A verdade é que o Detran está uma bagunça.
    1
    0



  • Lekcpa

    Sábado, 08 de Fevereiro de 2025, 17h38
  • Tirar os agentes das áreas que são dos auxiliares o sindicato não quer né.
    3
    0



  • Ana

    Sábado, 08 de Fevereiro de 2025, 16h06
  • Engraçado que eles só questionaram as áreas que tem alguma bonificação né ? Pq no interior que Auxiliar faz vistoria, alguém viu o sindicato se opondo e exigindo a exclusividade nessa função? Muitos agentes fogem, mesmo sabendo que é sua responsabilidade.
    10
    1



  • ALEXANDRE

    Sábado, 08 de Fevereiro de 2025, 15h12
  • MM odeia os servidores do Executivo, acha que a gente ganha demais, ´só gosta de MP. TJ e TCE, nao reclamou dos 10 mil pagos em auxilio chester, não devolvidos, a gente paga nosso proprio almoço, verba indenizatoria nenhuma..
    4
    0



  • Analista de Assuntos Aleatorios

    Sábado, 08 de Fevereiro de 2025, 10h30
  • Sinto cheiro de chifre no ar
    5
    1



  • Detran da Silva

    Sábado, 08 de Fevereiro de 2025, 07h17
  • ESSA POVO ATOA DEMAIS. FICAM BABANDO OVO O DIA INTEIRO DO PRESIDENTE QUE NAO FAZ NADA. LÁ EXISTE O PRESIDENTE DE DIREITO E O PRESIDENTE DE FATO, QUE POR SINAL É SERVIDOR DE CARREIRA. ESTE PRESIDENTE DE FATO, AO INVÉS DE FAZER ALGO PELOS COLEGAS SERVIDORES; COLOCOU SEU CÃO DE GUARDA, QUE TAMBÉM É SERVIDORA, PARA FICAR FISCALIZANDO OS DEMAIS SERVIDORES. ESSE DETRAN NAO TEM JEITO. A MODA AGORA LÁ É FAZER OBRAS. SÃO 8 ANOS DE MAURINHO E TODO DIA UMA OBRA NOVA. CONSTRUTORAS ATÉ CHORAMMMM
    8
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet