Cerca de 80 magistrados e servidores da Infância e Juventude de 12 comarcas do Estado participam, de terça-feira (06) até quinta-feira (08), da capacitação sobre o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), realizada virtualmente pela plataforma Microsoft Teams. O treinamento, promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção de Mato Grosso (CEJA-MT), em parceria com a Escola dos Servidores do Poder Judiciário, tem como objetivo dar mais eficiência à aplicação de ferramentas e eficácia no cadastramento das crianças, adolescentes e pretendentes à adoção.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, deu as boas-vindas aos participantes na abertura e destacou que a Corregedoria abriu o mês de maio — o mês da adoção — com a realização do mutirão “Aprimoramento Processual da Adoção” em todas as comarcas de Mato Grosso, e que a capacitação iniciada hoje faz parte deste mesmo esforço.
“Esta é a primeira de cinco turmas programadas até agosto. Esperamos aprimorar o uso do SNA não apenas por ser uma exigência técnica na pontuação do Prêmio CNJ de Qualidade, mas também por ser uma ferramenta para tornar nosso trabalho mais preciso, mais ágil e mais efetivo. Por isso, a importância do lançamento correto dos dados, pois isso impacta diretamente a vida das crianças e adolescentes acolhidos”, afirmou.
Em seguida, a juíza auxiliar da Corregedoria, Anna Paula Gomes de Freitas, ressaltou a importância de dominar o SNA. “Quanto mais dominarmos o sistema, mais eficiente será o fluxo dos processos, sempre tendo em mente que o objetivo principal é abreviar o tempo de acolhimento das crianças e adolescentes”, disse.
A secretária-geral da CEJA, Elaine Zorgetti Pereira, agradeceu a presença de todos e pontuou a importância da capacitação diante das atualizações feitas no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento. “Agradeço à atual gestão, ao corregedor Lindote, à Escola dos Servidores e ao Diógenes por atenderem esse anseio de magistrados e servidores, pois tivemos diversas mudanças no SNA e, novamente, essa capacitação é extremamente necessária”, pontuou.
Serão três dias de curso, ministrado pelo analista judiciário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Diógenes Augusto Ferracini Silveira Duarte. Ele abordará diversos tópicos, como: apresentação geral do SNA; manipulação correta dos cadastros e vínculos; acompanhamento de crianças e adolescentes por meio do sistema e seus relatórios; produção de guias de acolhimento e desacolhimento de forma rápida e objetiva; regularização de cadastros com falhas; registro correto de todos os acolhimentos, guardas e adoções sob a tutela da comarca; e estratégias para diminuir, por meio de acompanhamento cuidadoso, o tempo de institucionalização de crianças e adolescentes.
“Obrigado a todos que toparam novamente estar aqui comigo. Acredito que este seja o terceiro ano que fazemos essa capacitação no TJMT, muito por conta das diversas mudanças que o SNA tem passado desde seu lançamento em 2019. Espero que, após esses três dias, os senhores conheçam melhor essa importante ferramenta”, afirmou Diógenes Augusto.
Turmas – Ao todo, serão realizadas cinco turmas, sendo uma em maio, duas em junho e duas em agosto, sempre pela plataforma virtual Microsoft Teams, das 8h às 11h. Os próximos encontros foram organizados de acordo com as comarcas, em ordem alfabética: turma 2 – 3 a 5 de junho; turma 3 – 24 a 26 de junho; turma 4 – 5 a 7 de agosto; e turma 5 – 26 a 28 de agosto.