Cidades Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2024, 15h:56 | Atualizado:

Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2024, 15h:56 | Atualizado:

CHAPADA

Justiça Restaurativa é tema de palestra durante 1º Encontro Pedagógico

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Cerca de 200 professores e auxiliares de desenvolvimento infantil (ADI) do município de Chapada dos Guimarães (62 km de Cuiabá) puderam se aprofundar sobre a Justiça Restaurativa, nesta quinta-feira (15). Eles participaram da palestra com o tema ministrada pelo diretor do Foro da Comarca, juiz Leonísio Salles de Abreu Junior.

“A Justiça Restaurativa é um convite de mudança dos parâmetros de convivência das relações humanas no enfrentamento dos problemas sociais, apresentando uma lógica de cooperação e de pertencimento. É um movimento social e não pertence apenas a estrutura do Poder Judiciário. Ela é feita pela comunidade, com a comunidade e para a comunidade. Aqui o significado de justiça refere-se ao valor justiça”, refletiu o magistrado.

O juiz apresentou a técnica restaurativa, explicou como o Círculo de Construção de Paz funciona, quem pode ser facilitador, como é a capacitação disponibilizada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e aproveitou para convidar os presentes a participarem do treinamento e se tornarem multiplicadores da prática.

Leonísio Salles de Abreu Junior afirmou que os círculos de paz são uma importante ferramenta da Justiça Restaurativa aplicadas pelo Poder Judiciário mato-grossense como mecanismo na pacificação de conflitos, fortalecendo, nutrindo e recuperando vínculos de toda ordem. Por meio de técnicas bem definidas e de comunicação não violenta, criando um ambiente seguro aos participantes.

“A proposta é ir além dos círculos, queremos que o município reveja, transforme sua estrutura de convivência interna educacional para uma gestão escolar restaurativa, com gestão democrática onde todos são protagonistas, com projetos que busquem a cooperação, a inclusão e o pertencimento de todos. Por isso trabalhamos com os círculos de paz na resolução ou enfrentamento de problemas e na corresponsabilização de todos os envolvidos para a pacificação social e escolar”, comentou.

“Não é com dor, ódio, exclusão e sofrimento que vamos mover a sociedade, mas sim com amor, união, conexão e alegria. Essa é a proposta da Justiça Restaurativa e conto com vocês para a transformação social da educação de Chapada”, encerrou o juiz.

A palestra faz parte da abertura do 1º Encontro Pedagógico da Secretaria de Educação do município, que segue até sexta-feira (16) no Salão Paroquial de Chapada. O encontro contou com a presença do prefeito Osmar Froner, secretário da Pasta, Benedito Lechner, vereadora Rosa Lisboa e o representante da equipe pedagógica, Francisco Burgo.

De acordo com a Secretaria de Educação, o evento marca um momento crucial para o desenvolvimento profissional e o aprimoramento da qualidade do ensino na rede municipal, onde os profissionais da educação terão um espaço de diálogo sobre as práticas pedagógicas, de forma a atingir a eficiência na execução dos programas voltados para educação básica. 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet