Cidades Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 14h:18 | Atualizado:

Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 14h:18 | Atualizado:

INOVAGPT

Magistrados e servidores participam de curso sobre IA

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

InovaGPT.jpg

 

Nesta sexta-feira (16 de maio), a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) finaliza as aulas presenciais do curso “InovaGPT: Transformando a Gestão Judicial com Inteligência Artificial”. Com início na quarta-feira (14), esse é o primeiro curso desenvolvido pelo eixo “Tecnologia Digital” da Escola, sob responsabilidade do desembargador Lídio Modesto da Silva Filho, que deu as boas-vindas aos participantes. 

“Hoje nós vivemos conectados, mas ainda há um certo receio para entrarmos de cabeça na inteligência artificial. Como sou um bom ‘garimpeiro’, eu encontrei o nosso colega Vinícius Galhardo dentre o nosso quadro e percebo que ele tem um conhecimento muito vasto, não é menos conhecedor de Inteligência Artificial do que os melhores conhecedores de IA aplicada diretamente às nossas atividades no Brasil. Então, esse nosso curso objetiva o aprendizado teórico básico para que possamos simplesmente parar de ter medo da IA e possamos ingressar no módulo mais prático. Vocês podem explorar o conhecimento dele, extrair o que há de melhor e sair encorajados a utilizar a IA em suas atividades diárias”, afirmou o desembargador. 

Ao longo da ação pedagógica, estão sendo abordados os seguintes tópicos: introdução à Inteligência Artificial Generativa e ao Chat GPT, configurações básicas do GPT para uso no Judiciário, princípios de criação de prompts eficazes, e oficinas práticas, envolvendo o desenvolvimento de prompts para audiência de custódia, recebimento de petição inicial (cível e criminal), despacho saneador e relatório de sentenças. 

As aulas estão sendo ministradas pelo juiz substituto Vinicius Paiva Galhardo, responsável pela Primeira Vara da Comarca de Comodoro e membro do InovajusMT. Ele é pós-graduado em Gestão Judicial, especialista em Ciências Criminais e Segurança Pública, pós-graduado em Direito Público e Privado e profundo conhecedor da área de Tecnologia da Informação.

InovaGPT .jpg

 

 Segundo ele, essa capacitação visa desmistificar a IA, mostrando como ela funciona, como ela ‘pensa’, para que ela serve e, principalmente, para que ela não serve. Como exemplo, ele citou a pesquisa de jurisprudência. “Ela não serve para isso, ela vai alucinar. Vou mostrar aqui por que ela alucina. Entendendo isso, 90% dos nossos problemas estão resolvidos”, assinalou, destacando o aspecto prático do curso, com as oficinas que serão realizadas, especialmente para engenharia de prompts.

 

Para o juiz Anderson Gomes Junqueira, da Terceira Vara Cível de Tangará da Serra, o uso da Inteligência Artificial Generativa é algo irreversível. “Nós precisamos nos capacitar, precisamos nos atualizar, precisamos entender

a ferramenta, como bem utilizá-la para que possamos ter mais eficiência na entrega da prestação judicial. Parece-me que realmente é um mundo sem volta à utilização dessa ferramenta e estamos aqui para, de forma muito ainda incipiente, começarmos a adquirir esse conhecimento. É uma novidade e nós estamos com muita esperança de evoluirmos rapidamente nesse tema importante.” 

O magistrado, que pretende expandir o uso da ferramenta em seu gabinete, destacou ainda que o professor Vinícius demonstra grande domínio sobre o tema e que é uma satisfação participar dessa capacitação. “Parabenizo a Esmagis-MT por ter escolhido alguém tão capacitado para estar colaborando com a nossa formação profissional.” 

Já a servidora Hellen Matos salientou que o desembargador Luiz Octávio Saboia – responsável pelo gabinete onde ela trabalha - é um entusiasta do assunto. “A gente já faz o uso do Chat GPT já tem um tempo, desde quando o desembargador ascendeu, mas essa capacitação é muito importante porque as inovações, as LLMs [Large Language Models], as transformações são muito rápidas, então a qualificação tem que ser contínua”, assinalou. 

Segundo ela, o instrutor, além de entusiasta nesse tema, também está em constante atualização e está apresentando outra inovação, o Obsidian, que também será instalado no gabinete onde ela atua. “Tudo que a gente faz é com o uso das LLMs para podermos ter um ganho de tempo, qualidade de vida para os servidores e uma entrega mais célere para os jurisdicionados. Mas a gente tem que estar junto com a ferramenta. Cabe a nós fazer essa cautela de supervisionar o uso da ferramenta. Ela otimiza o nosso trabalho, porém são essas capacitações dos nossos assessores que fazem com que a gente consiga ter esses resultados que tivemos, que foi zerar o gabinete, e que a gente mantenha as demandas em dia, com celeridade e com qualidade.” 

A capacitação teve início na quarta-feira, em formato EAD, e segue até esta sexta-feira, presencialmente, na sede da Esmagis, com carga horária de 20 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet