Nos dias 12 e 13 de junho, Cuiabá será palco de um marco inédito para o ecossistema de inovação pública, o Fest Labs Centro-Oeste, evento que reunirá representantes de Laboratórios de Inovação dos 24 tribunais do Centro-Oeste para promover o intercâmbio de experiências e consolidar uma rede colaborativa regional, antecipando a etapa nacional do festival, prevista para setembro, no Pará.
Organizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do seu Laboratório de Inovação, o InovaJusMT, em parceria com o TRE-MT, TRT 23ª Região e Justiça Federal, o Fest Labs Centro-Oeste representa um avanço estratégico na implementação das diretrizes previstas pela Resolução CNJ n. 395/2021, que estabelece parâmetros para a gestão da inovação no Judiciário.
“É o primeiro ano em que temos encontros regionais. A proposta é fortalecer a aproximação entre os laboratórios, discutir problemas comuns às nossas realidades e ampliar a formação de uma rede colaborativa. Tudo isso está em plena sintonia com a Estratégia Nacional de Inovação do Poder Judiciário”, destaca Thomas Augusto Caetano, gestor de inovação do InovaJusMT.
Além de fomentar conexões entre os tribunais da região, o evento conta com representantes convidados de Rondônia e Tocantins, e com a presença de iniciativas de inovação de outros poderes, como o Ministério Público, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o TRE-MT e a SEPLAG. “Mesmo tribunais que ainda não têm laboratórios formalizados já desenvolvem práticas inovadoras, o que reforça o potencial de integração e aprendizado coletivo que o evento proporciona”, pontua Thomas.
A programação contempla palestras temáticas, oficinas interativas, painéis sobre inteligência artificial e inovação aberta, além de uma rodada de apresentações de boas práticas chamada InovaTalks, onde os laboratórios participantes compartilham cases de sucesso. Destaque também para o Ideathon, um desafio criativo que propõe soluções colaborativas a partir dos aprendizados do encontro.
Entre os projetos locais em destaque está o “Cidadania Digital”, iniciativa do TJMT em desenvolvimento que visa conectar o sistema Judiciário ao Executivo por meio da plataforma MT Cidadão, permitindo às pessoas o acesso a informações processuais e, futuramente, ao domicílio eletrônico.
O conteúdo das palestras será transmitido online com o apoio da Coordenadoria de Comunicação do TJMT, ampliando o alcance das discussões e garantindo transparência e difusão do conhecimento gerado.