O Ministério Público do Estado (MPMT) instaurou um inquérito para apurar indícios de danos ambientais no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. Segundo uma investigação preliminar do órgão, o Córrego Mãe Bonifácia, que passa por dentro da área verde, estaria recebendo o lançamento de “esgoto in natura”.
O promotor Joelson de Campos Maciel assinou a portaria que oficializou o inquérito no último dia 12 de janeiro. Ele justificou a medida em razão do “teor das reclamações recebidas junto à Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso acerca do lançamento de esgoto in natura no Córrego Mãe Bonifácia e afluentes, localizados no interior do Parque Estadual Mãe Bonifácia, nesta cidade”.
O membro do MPMT determinou que três entes distintos respondam pela eventual poluição do Córrego Mãe Bonifácia – o Governo do Estado, o Município de Cuiabá e a concessionária que fornece serviços de água e esgoto na Capital, a Águas Cuiabá.
Nesta fase inicial do inquérito, Joelson de Campos Maciel requisitou informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). Caso as irregularidades se confirmem, o promotor de Justiça pode ingressar com uma ação no Poder Judiciário.
O Parque Estadual Mãe Bonifácia foi inaugurado no ano 2000 e foi batizado com esse nome em homenagem a uma escrava (a própria Mãe Bonifácia), que auxiliava outros escravos que fugiam dos senhores de engenho da Capital, no século XIX. Apesar da história inspiradora, no entanto, pesquisadores divergem sobre a real existência da personagem.
morador da morada do ouro
Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 17h20Galileu
Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 16h54JUCA
Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 13h51ZUQUE
Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 13h49