Cidades Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 18h:24 | Atualizado:

Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 18h:24 | Atualizado:

Notícia

MPE e entidades religiosas se unem em combate a dengue

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Nos últimos dois anos, Guiratinga – com uma população estimada em 14 mil habitantes e distante a 340 quilômetros de Cuiabá – aumentou consideravelmente o número de casos de dengue. No ano passado, foram registrados 23 casos, enquanto que em 2012, apenas dois. A situação levou o Ministério Público Estadual a realizar reunião na última segunda-feira (24), com gestores municipais e 13 líderes de entidades religiosas, no intuito de traçarem metas práticas para reduzir a proliferação do mosquito, consequentemente, da doença no município. 

Durante o encontro, o promotor de Justiça Marcelo Domingos Mansour salientou a necessidade do combate ao mosquito da dengue e da importância da conscientização da sociedade. “Os líderes religiosos foram orientados à dedicarem um pequeno lapso temporal de suas cerimônias, a fim de orientar a sociedade guiratinguense da importância do combate a dengue”, ressaltou o promotor. 

O município apresenta inúmeras minas de água, o que aumenta os riscos de proliferação do mosquito. Na reunião, o secretário municipal de saúde, Ozéas Dias, se comprometeu em realizar um evento denominado “Dia D”, para divulgar a importância do envolvimento de comunidade no combate ao mosquito da dengue. “Vamos notificar os moradores para limparem seus terrenos, bem como uma campanha nas escolas” 

De acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no período entre janeiro a 20 de março de 2014, Mato Grosso registrou 3.043 mil casos notificados de dengue, sendo que o Estado registrou seis ocorrências de óbitos sendo que, quatro deles ainda em fase de investigação. 

CUIDADOS – Para combater focos do mosquito nas residências, devem ser observadas as seguintes situações: se a calha dos telhados, pratinhos dos vasos de plantas e piscina estão sem sujeira; eliminar qualquer tipo de material que possa acumular água; garrafas ou recipientes sempre virados de boca para baixo; pneus mantidos em locais cobertos para não acumular água e as caixas d'água e os poços sempre limpos.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet