Cidades Sexta-Feira, 16 de Maio de 2014, 18h:51 | Atualizado:

Sexta-Feira, 16 de Maio de 2014, 18h:51 | Atualizado:

Notícia

Palácio Paiaguás recebe exposições que retratam partes da história de Mato Grosso

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Momentos marcantes da história de Mato Grosso. Esse é o principal tema das três exposições que estarão em cartaz na próxima semana no Espaço Cultural Palácio do Governo. Quem passar pelo Palácio Paiaguás de 19 a 23 de maio poderá conhecer momentos da história e a cultura de raiz do Estado por meio de fotografias das Festas do Senhor Divino, carros antigos usados por ex-governadores e figurinos de siriri que foram usados de 2002 até hoje.  

Uma realização do Instituto Memória da Assembleia Legislativa, a exposição fotográfica “Festas do Divino” do fotógrafo Júlio Rocha, conta com mais de 40 imagens da religiosidade e alegria dos devotos do Divino Espírito Santo. 

Também uma realização do Instituto Memória, desta vez em parceria com a Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri, a exposição “Figurinos usados na dança de Siriri – 2002 aos dias atuais” traz a evolução das vestimentas usadas no Festival de Cururu e Siriri, realizado anualmente no estado. 

No mesmo espaço é possível conhecer carros que marcaram a história política do Estado. Integrando a exposição “Carros Históricos” estão dois veículos oficiais que serviram o Governo de Mato Grosso entre 1967 e 1983 e hoje fazem parte do Patrimônio Histórico do Palácio Paiaguás, ficando sob a guarda do Clube de Carros Antigos de Cuiabá: uma Limusine Willys Itamaraty Executivo e um Ford Landau. 

Lançado em 1977, a o Landau Galaxie 500 era o carro mais luxuoso em sua época no Brasil. Em Mato Grosso foi usado pelos governadores e outros autoridades em visita ao estado. Ainda hoje é um automóvel que impõe pela sua beleza, linhas sóbrias e mecânica confiável. Já o Itamaraty Executivo é um clássico nacional extremamente raro. Com apenas 27 unidades produzidas (foi edição limitada), o veículo é o único que ainda é mantido por um Estado. O modelo pertencente ao nosso patrimônio foi o 15º produzido, na década de 1960.

O Espaço Cultural fica aberto em horário comercial e está localizado no Palácio Paiaguás, no Centro Político e Administrativo.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet