O presidente do TJMT, desembargador Orlando Perri, se reuniu hoje (31 de março), pela manhã, com os juízes da região de Alta Floresta (803 km ao norte de Cuiabá) para ouvir quais são as dificuldades e também para conhecer as boas práticas das comarcas. A reunião foi realizada no Plenário do Tribunal do Júri e envolveu também juízes das comarcas próximas.
Os magistrados aproveitaram a oportunidade para discutir sobre segurança, servidores, estrutura dos fóruns e servidores.
Aos questionamentos, o desembargador ressaltou algumas ações já adotadas para melhorar a estrutura das comarcas. Ele lembrou que está em andamento um concurso para 12 novos magistrados, com a estimativa de chamar um número maior. Até setembro todas as fases devem ter terminado.
Outro ponto ressaltado é o concurso para contratação de 250 novos servidores, sendo 30 analistas e 220 técnicos. A mão de obra será utilizada para abastecer as comarcas e sanar o déficit de servidores, principalmente no interior do Estado. O magistrado também ressaltou a implantação do Apolo Eletrônico nas comarcas mais distantes.
“Nós temos um recurso limitado, mas isso é um problema difícil que estamos procurando vencer. Hoje temos que pensar no Judiciário que queremos para os anos vindouros. Como faremos para melhorar a entrega da prestação jurisdicional aos jurisdicionados”, ressaltou Perri.
Audiências Públicas – Durante a tarde, às 14h, será realizada audiência pública na Câmara Municipal para conhecer as necessidades das comarcas da região. A reunião dará oportunidade de planejar o futuro para a justiça estadual em conjunto com advogados, comunidade, juízes e servidores por meio das sugestões, dúvidas e críticas apresentadas. Antes, às 13h, será realizada uma reunião com os servidores.
Amanhã, às 14h, Perri realizada audiência pública em Sinop, no Plenário do Tribunal do Júri.
Todas as audiências são realizadas com o apoio da equipe de recursos humanos, de planejamento, de tecnologia da informação, da infra-estrutura, da Escola dos Magistrados e militar.