Cidades Quinta-Feira, 27 de Agosto de 2015, 17h:58 | Atualizado:

Quinta-Feira, 27 de Agosto de 2015, 17h:58 | Atualizado:

Notícia

PNUD destaca pioneirismo de MT e traça metas para parceria

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O pioneirismo do programa de inclusão produtiva “Emprega Rede”, da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), foi destacado durante reunião coordenada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizada na terça-feira (25.08) na sede do Sine Cuiabá. O sistema e os atendimentos do programa foram considerados referências nacionais. 

De acordo com a oficial de programas do PNUD, Moema Dutra, este encontro mostrou o pioneirismo do estado e a preocupação com o bom desenvolvimento das políticas sociais. “O Emprega Rede tem um desenho bastante interessante de parceria com o setor privado para inclusão no mercado de trabalho. Isso é algo totalmente inovador e interessante. Nós vamos acompanhar a metodologia do programa para sugestão de implementação em outros casos”. 

Durante o encontro foram definidos novos eixos de atuação para a cooperação técnica entre o PNUD e Secretaria no desenho e aprimoramento de políticas de desenvolvimento sociais. De início, foram identificadas as prioridades e as áreas de trabalho onde serão realizadas as ações em conjunto. 

“A nossa ideia inicial do cronograma de trabalho é que até o próximo dia 16 de setembro, quando teremos mais um encontro para a assinatura do termo de cooperação entre o PNUD e o Estado, seja realizada a entrega do desenho inicial fechado e, ainda no mês de setembro, já tenhamos o produto para realizar o lançamento”, informou. 

Para o secretário da Setas, Valdiney de Arruda, o projeto realizado em parceria com o órgão vai ao encontro da nova missão da Secretaria de Trabalho que primeiro estabelece promoção e políticas articuladas para a inclusão socioprodutiva. 

“Estamos partindo de um conceito de nos tornarmos referência nessa modelagem, que permite encontrar públicos em maior vulnerabilidade, implementando políticas que atendam a esse público e que consigam fazer esse processo se reverter em qualidade de vida para o cidadão”, ponderou. 

Ainda sobre as ações em conjunto, o secretario esclareceu que as ações a ser implementadas e que trabalhem em conjunto com outras secretarias também serão realizadas no modelo de participação produtiva. 

“O trabalho em conjunto entre as secretarias é uma premissa do governo Pedro Taques. Nós precisamos atuar juntos para garantir o amplo atendimento à população, ora a secretaria de trabalho será a executora das ações, ora atuará no aporte”, explicou. 

Método de cooperação 

Para a realização, a parceria é estruturada na cooperação técnica do PNUD com o estado, para que ele desenvolva todas as suas ações com o aporte técnico necessário, objetivando que estas ações ocorram com maior assertividade.

"O PNUD não traz um modelo pronto. A ideia é que seja realmente uma parceria, para que haja uma melhor adequação às necessidades do estado. Em conjunto, serão construídas novas metodologias e as novas ações”, explicou a oficial de programas do PNUD, Moema Dutra. 

O PNUD 

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento executa projetos em diferentes áreas. Neles, o PNUD oferece aos parceiros apoio técnico, operacional e gerencial por meio de acesso a metodologias, conhecimentos, consultoria especializada e ampla rede de cooperação técnica internacional. 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet