Quilombolas do município de Vila Bela da Santíssima Trindade denunciaram a suspensão da vacinação para os povos tradicionais da cidade. A imunização estava prevista para ser realizada neste sábado (17), mas após uma notificação recomendatória do Ministério Público de Mato Grosso a Prefeitura da cidade suspendeu o processo vacinal.
Na notificação, a Promotoria de Justiça da Comarca aponta que a vacinação para o grupo é prevista para quilombolas que residam nos territórios reconhecidos. Para o órgão regulador, a “mera autodeclaração” das pessoas que se reconhecem quilombolas não seria suficiente para a vacinação deste grupo.
Ao portal GD, a quilombola Silviane Ramos Lopes da Silva apontou que a suspensão da imunização surpreendeu a comunidade, uma vez que imunização do grupo é assegurada pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).
À reportagem, Silviane explicou que todo o território de Vila Bela compõe um quilombo urbano, que também conta com comunidades tradicionais reconhecidas. Atualmente morando em Cuiabá, ela citou que a baixa perspectiva de trabalho na cidade faz com que muitos quilombolas saiam do município em busca de melhores condições de vida.
Contudo, sob a alegação de risco de improbidade administrativa por parte do Executivo municipal, o promotor de Justiça Samuel Telles Costa recomendou à Prefeitura que vacinasse apenas os povos tradicionais que residem na cidade. Diante da ação do MP, a Prefeitura suspendeu a vacinação de 140 pessoas que estava prevista para ser realizada neste sábado.
Ao portal, a gestão municipal apontou que uma reunião está marcada junto ao Ministério Público para a próxima segunda-feira (19) e que, após o encontro, será divulgada nova data de imunização.
alexandre
Domingo, 18 de Abril de 2021, 12h09Fabinho
Sábado, 17 de Abril de 2021, 22h19Bruno
Sábado, 17 de Abril de 2021, 20h12