Cidades Sábado, 17 de Abril de 2021, 19h:53 | Atualizado:

Sábado, 17 de Abril de 2021, 19h:53 | Atualizado:

VILA BELA

Por causa do MPE, vacinação de quilombolas é suspensa

Prefeitura suspendeu imunização após receber notificação do MPE

KHAYO RIBEIRO
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Vila bela santissima trindade

 

Quilombolas do município de Vila Bela da Santíssima Trindade denunciaram a suspensão da vacinação para os povos tradicionais da cidade. A imunização estava prevista para ser realizada neste sábado (17), mas após uma notificação recomendatória do Ministério Público de Mato Grosso a Prefeitura da cidade suspendeu o processo vacinal. 

Na notificação, a Promotoria de Justiça da Comarca aponta que a vacinação para o grupo é prevista para quilombolas que residam nos territórios reconhecidos. Para o órgão regulador, a “mera autodeclaração” das pessoas que se reconhecem quilombolas não seria suficiente para a vacinação deste grupo.

Ao portal GD, a quilombola Silviane Ramos Lopes da Silva apontou que a suspensão da imunização surpreendeu a comunidade, uma vez que imunização do grupo é assegurada pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). 

À reportagem, Silviane explicou que todo o território de Vila Bela compõe um quilombo urbano, que também conta com comunidades tradicionais reconhecidas. Atualmente morando em Cuiabá, ela citou que a baixa perspectiva de trabalho na cidade faz com que muitos quilombolas saiam do município em busca de melhores condições de vida. 

Contudo, sob a alegação de risco de improbidade administrativa por parte do Executivo municipal, o promotor de Justiça Samuel Telles Costa recomendou à Prefeitura que vacinasse apenas os povos tradicionais que residem na cidade. Diante da ação do MP, a Prefeitura suspendeu a vacinação de 140 pessoas que estava prevista para ser realizada neste sábado. 

Ao portal, a gestão municipal apontou que uma reunião está marcada junto ao Ministério Público para a próxima segunda-feira (19) e que, após o encontro, será divulgada nova data de imunização.





Postar um novo comentário





Comentários (3)

  • alexandre

    Domingo, 18 de Abril de 2021, 12h09
  • MP...
    0
    0



  • Fabinho

    Sábado, 17 de Abril de 2021, 22h19
  • Esse povo vai para o inferno. Não é de Deus , não
    2
    2



  • Bruno

    Sábado, 17 de Abril de 2021, 20h12
  • Tem que cumprir o PNI, se vacinar todo mundo em forma irregular, até politicos e suas familias serão prioridades.
    0
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet