Cidades Segunda-Feira, 28 de Abril de 2014, 08h:23 | Atualizado:

Segunda-Feira, 28 de Abril de 2014, 08h:23 | Atualizado:

Notícia

Porto Alegre do Norte recebe investimentos anunciados em audiência

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O deputado Baiano Filho (PMDB) afirmou, em Porto Alegre do Norte (1.100 km de Cuiabá), que o governador Silval Barbosa (PMDB) deve concluir as obras de asfalto que interligarão a região do Araguaia ao restante de Mato Grosso. O parlamentar presidiu uma audiência pública sobre o tema, na última sexta-feira (25), durante a 6ª Dinâmica de Empreendedores e Empreendimentos, realizada anualmente, no município.

O evento, que contou com a presença do ministro da Agricultura, Neri Geller, do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa e com o chefe do Executivo do Tocantins, Sandoval Lobo Cardoso, debateu investimentos para a conclusão das obras asfálticas pelo programa MT Integrado, o projeto ferroviário e o aproveitamento do potencial hidroviário da região.

De acordo com Baiano Filho, Porto Alegre do Norte e as demais cidades em seu entorno passam por um momento histórico devido os investimentos que o governo tem feito na área de infraestrutura, na maioria dos 28 municípios que compõem o Araguaia.

“Trata-se do incremento de políticas públicas que acontecem nessa região, antes, pouco lembrada. Não duvidamos que o governo vai atender as demandas restantes, já que comprovou sua atenção com o MT Integrado”, disse o deputado.

A Dinâmica de Empreendedores e Empreendimentos tem sido considerada o fórum adequado para os debates dos problemas que afetam o Araguaia. O MT Integrado, já realidade para as cidades às margens da BR-158, como Confresa com 47 mil habitantes, Santa Terezinha, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu e Vila Rica que é o quinto maior produtor de gado do estado, além de sediar empresas importantes para a região.

Segundo o parlamentar, Porto Alegre do Norte também experimenta o crescimento econômico com empresas de renome nacional e a expansão do agronegócio na produção de grãos.

“A audiência pública teve o reconhecimento do governo, que anunciou a continuidade dos investimentos que está fazendo. Existe vontade política e haveremos de conquistar a solução dos problemas de escoamento da produção dessa região”, afirmou o deputado.

Os investimentos do MT Integrado são inquestionáveis e mostram a atenção do governo para as cidades do Araguaia. Os especialistas que compareceram à audiência pública anunciaram a possibilidade de o Araguaia ter mais de três milhões de hectares transformados em soja.

Durante o evento, o governador anunciou o projeto de construção do hospital regional para Porto Alegre do Norte. O prefeito Emival Gomes de Freitas (PSD), disse que o município ainda necessita solucionar as questões referentes à saúde com a construção desse hospital regional. P> “Já estamos sentindo algumas mudanças com as ações do governo, mas precisamos solucionar o problema da saúde”, afirmou o prefeito.

Prefeito de Vila Rica, Luciano Alencar (DEM) se mostrou otimista com as sugestões apresentadas na Dinâmica de Porto Alegre do Norte. Para ele, o MT Integrado e a hidrovia são projetos podem tirar o Araguaia do isolamento político e econômico em Mato Grosso. Com 23 mil habitantes, Vila Rica sedia a JBS um dos maiores frigoríficos do país, além de outras empresas e a prefeitura tem intensificado apoio à bacia leiteira.

“Temos todas as possibilidades de gerar mais empregos e renda para a nossa região com a realização desses projetos que foram discutidos”, disse Luciano Alencar.

O prefeito de Ribeirão Cascalheira (PROS) Reinaldo Fonseca Diniz, também ressaltou as propostas da Dinâmica como positivas, embora a ferrovia, hidrovia não tenham incluído seu município. O prefeito aproveitou a bancada federal para reivindicar a recuperação do trecho da BR-158, que se confunde com a avenida principal da cidade. “Embora estejamos em outros planos do governo federal e estadual o evento é salutar por beneficiar todo o Araguaia”, avaliou Reinaldo.

Mas, Ribeirão Cascalheira deverá ser atendido pelo projeto asfáltico da BR-242, que interligará o município à região Norte. A previsão é que o município entre na onda da produção de grãos já estimada em 9 milhões em soja.

Outro tema foi a possibilidade da construção da rodovia TO-500 entre Mato Grosso por São Félix do Araguaia a Palmas (TO). Ao final, o governador que rebateu críticas da oposição e acatou sugestões, não poupou elogios ao Araguaia e assegurou a conclusão do MT Integrado interligando a região aos demais municípios. “Muitos falam mal do governo, mas não sabem das dificuldades que temos para chegar até onde estamos no caso do MT Integrado que melhorar a qualidade de vida de uma grande região”, afirmou o governador.

Ele esclareceu que as obras do MT Integrado estiveram prejudicadas em algumas regiões por conta das licenças ambientais federais e até estadual, mas que já foram resolvidas junto aos órgãos competentes. “A burocracia estava atrapalhando, mas determinei que em Mato Grosso seja liberada as licenças de forma coerente, para darmos andamento aos projetos de asfaltamento das rodovias”, disse Silval.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet