As obras de urbanização do projeto Porto-Cuiabá estão avançando rapidamente e em breve a Prefeitura de Cuiabá poderá começar a fazer a parte visível da obra, que é a implantação do primeiro deck, quiosques e ciclovia, por exemplo, num trecho de 180 metros.
Quem passa pelo local onde está sendo construído o empreendimento, na orla do Rio Cuiabá, já pode conferir o projeto ganhar vida e tomar a forma planejada pela Prefeitura de Cuiabá.
No final de semana, o secretário municipal de Obras Públicas, Marcelo Oliveira, que é quem coordena a obra, foi até o local conferir o andamento da construção. O terreno já está limpo e compactado, com muros de contenção feitos no sistema gabião de gaiolas, montado para dar suporte à orla, que no total compreenderá um trecho de 1.350 metros.
Além disto, as árvores históricas já foram identificadas para ser preservadas. No primeiro trecho são 80 espécies que serão mantidas, entre elas buriti, babaçu, cambará rugoso, ingá, gonçaleiro e ipê.
A concepção do Porto Cuiabá foi realizada pela equipe de projetos da Prefeitura de Cuiabá, para dar um espaço de lazer e turismo aos munícipes e turistas. Para tanto, será instalada pista de caminhada, bares, restaurantes, ambientes para prática de esportes, além de uma área de contemplação de toda a orla.
“É fantástico ver aqui que esse empreendimento elaborado pelo prefeito Mauro Mendes para atender a população, começa a tomar forma. Este é um projeto fantástico, que irá devolver um espaço que estava abandonado”, afirmou o gestor.
O Projeto Porto Cuiabá está orçado em R$ 28 milhões e foi elaborado para poder reintegrar o bairro do Porto, um dos mais antigos da capital, para os cidadãos, além de devolver o Rio Cuiabá ao convívio popular.