A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, participou do 3º Encontro do Colégio de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (ECPVIP), sediado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (12 de dezembro). Na oportunidade, ela foi condecorada com a Medalha do Mérito “Ministro Paulo de Tarso Sanseverino”, outorgada pela presidente do Colégio Permanente e vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Erotides Kneip.
“Foi uma generosa surpresa, que muito nos dá a certeza de que fizemos o nosso melhor dentro das condições que tínhamos. E esse reconhecimento também é extensivo a toda nossa equipe porque trabalhamos muito e unidos, então, essa homenagem eu divido com todos os servidores, com todos os juízes auxiliares, com todas as nossas equipes, que também cooperaram para os bons resultados e esse reconhecimento”, declarou Clarice Claudino.
Ela também fez elogios à desembargadora Maria Erotides Kneip por seu trabalho à frente do Colégio Permanente de Vice-Presidentes de Tribunais de Justiça (CPVIP). “Teve um papel determinante na retomada do Colégio Permanente de Vice-Presidentes, que há muito tempo estava inoperante. E essa retomada veio com uma força, com uma união, uma alegria tão intensa, que acabou contagiando todos os demais vices e, com isso, também trouxe para discussão importantes temas”.
A presidente do TJMT destacou ainda a participação da desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho no 3º ECPVIP, uma vez que ela será a vice-presidente do Judiciário mato-grossense, no biênio 2025-2026. “Mato Grosso se sente muito prestigiado por nosso tribunal estar aqui representado pela nossa vice-presidente atual e pela vice que assume a partir do dia 19, a desembargadora Nilza. E eu fui convidada assim de uma forma muito carinhosa que não tive como recusar. E é uma alegria muito grande celebrar o quase momento final da nossa gestão com esse encontro mais que marcante”, disse.
A presidente do CPVIP, desembargadora Maria Erotides Kneip abriu o encontro agradecendo e enaltecendo o presidente do TJRJ pela acolhida, que também recebeu a Medalha do Mérito “Ministro Paulo de Tarso Sanseverino”. “Uma enorme alegria poder estar aqui numa cadeira especial, que pertence ao queridíssimo desembargador Ricardo Rodrigues Cardoso, a quem eu já conheço há tempos porque sei da excelência da sua magistratura, da pessoa humana, amorosa, querida e que conduz esse tribunal de grande porte com mãos firmes, mas também com mãos cheias de fraternidade, exemplo para todos nós. E eu, em nome do Colégio Permanente de vice-presidentes agradeço ao senhor por nos receber com essa forma tão carinhosa”.
Conforme Kneip, o encontro será momento de reflexão. “Vamos estudar e pensar na importância do papel das vice-presidências junto aos tribunais estaduais, na importância de estar concentrada dentre as suas atribuições a admissibilidade dos recursos especial e extraordinário. Esse Colégio tem razão de ser e precisa estar unido. Será um encontro de muitos frutos”, declarou.
Também participaram do encontro de Vice-Presidentes o juiz auxiliar da Presidência do TJMT, juiz Gerardo Humberto Alves Silva e o juiz Antônio Veloso Peleja Júnior, que proferiu a palestra magna do evento, com o tema “Filtro de relevância: redimensionamento da garantia do acesso à justiça e o papel do STJ como corte de vértice”.