O Tribunal de Contas de Mato Grosso recebeu 89 estudantes da Escola Estadual Irene Gomes de Campos pelo Projeto TCEstudantil na manhã desta terça-feira (15/04). Os alunos foram saudados em plenário pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Waldir Julio Teis, durante a sessão plenária que julgou 26 processos. Na ocasião, os visitantes acompanharam a análise do TCE-MT das contas de gestão de Prefeituras e Unidades Estaduais, referentes ao exercício de 2013. Teis afirmou que "o Projeto é uma oportunidade de conhecimento e a disposição para aprender deve acompanhar o ser humano em toda a sua vida, para sermos bons cidadãos precisamos ser bem informados".
O conselheiro substituto Luiz Carlos Pereira explicou o trabalho do controle externo e falou sobre a importância da formação educacional para o desenvolvimento socioeconômico do país e "os jovens, sendo politizados e tendo senso crítico aflorado, elegem bons governantes o que ajuda até mesmo nós do TCE-MT, por meio do controle social".
"Os jovens, sendo politizados e tendo senso crítico aflorado, elegem bons governantes o que ajuda até mesmo nós do TCE-MT, por meio do controle social"
Os estudantes conheceram o funcionamento da Ouvidoria do TCE-MT durante sobre os canais de comunicação voltados à sociedade e o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público de Contas.
A Escola Estadual Irene Gomes de Campos, funciona em três turnos (matutino, vespertino e noturno), atendendo às seguintes modalidades de ensino: Ensino Fundamental Regular, Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A participação no Projeto TCEstudantil busca estimular a cidadania e promover o controle social incentivando os alunos a participarem do processo democrático conhecendo como funciona o controle das contas públicas. Durante a visita,os estudantes aprendem a utilizar os canais de comunicação voltados para a sociedade como o Espaço do Cidadão no Portal do TCE-MT.