06 de Agosto de 2020,

Cidades

A | A

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018, 15h:06 | Atualizado:

Projeto de lei institui campanha de ao cuidado da saúde mental em MT

Projeto de lei nº 32/2017, de autoria do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Guilherme Maluf (PSDB), busca instituir a campanha estadual de estímulo ao cuidado da saúde mental e bem-estar, denominada "Janeiro Branco".

Segundo Maluf, a campanha tem o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância do cuidado com a saúde emocional. “A depressão e a ansiedade são males que atingem cada vez mais pessoas. Pretendemos, com essa campanha, promover a conscientização da população sobre a importância de refletir sobre sua saúde mental e emocional, sobre sua qualidade de vida e a qualidade emocional de suas relações”, justificou o parlamentar.

Dados divulgados em 2017 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, 5,8% da população sofre com esse problema, o que corresponde a 11,5 milhões de brasileiros.

Os números alarmantes fazem do Brasil o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos. A OMS também aponta o Brasil como recordista mundial em transtornos de ansiedade: 9,3% da população sofrem com o problema.

Conforme texto do projeto de lei, durante o mês de janeiro de cada ano a campanha “Janeiro Branco” deverá divulgar a importância de que cada cidadão reflita sobre sua saúde mental e saúde emocional e as ações de saúde que assegurem a prevenção ao suicídio, a detecção e o tratamento e de depressão e ansiedade. Para isso, deverão ser realizadas ações utilizando a cor branca, que simboliza a campanha.

A psicóloga Bruna Luise da Silva afirma que campanhas como essa são muito importantes, principalmente porque, segundo ela, ainda há um tabu quando se trata de saúde mental.

“As pessoas criticam ou se assustam quando alguém fala que vai ao psicólogo ou ao psiquiatra. Precisamos falar mais sobre o assunto para que ele deixe de ser um tabu e as pessoas procurem ajuda antes que o problema se torne maior e que esses transtornos afetem suas vidas de uma forma que seja difícil reverter”, disse.

Caso o projeto seja aprovado, a campanha “Janeiro Branco” deverá integrar o calendário oficial de datas e eventos do estado de Mato Grosso e terá como símbolo o laço branco.

 



Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS