O deputado Emanuel Pinheiro (PR) propôs, via projeto de lei, a estadualização e asfaltamento de uma estrada que se inicia na MT-251, Rodovia Emanuel Pinheiro (estrada da Chapada) até o distrito do Coxipó do Ouro. São nove quilômetros sem asfalto e uma ponte de aproximadamente 10 metros sobre o Córrego Ribeirão.
A iniciativa parlamentar vai beneficiar o povoado de Forquilha, atual distrito do Coxipó do Ouro, onde se originou a cidade de Cuiabá. Porém, o acesso ao local histórico do surgimento da capital mato-grossense não conta com pavimento asfáltico, o que dificulta o fluxo de visitantes e turistas à região.
Na proposta, em tramitação na Assembléia Legislativa, Emanuel Pinheiro ressalta a importância do asfalto para atender a comunidade escolar, produtores rurais e moradores que necessitam transportar sua safra para Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
De acordo com a matéria, o povoado do Coxipó do Ouro possui cerca de 800 habitantes. A população conta com água tratada, energia elétrica, posto de saúde, além de uma escola municipal que atende cerca de 300 alunos da região.
O parlamentar alega que a estadualização da rodovia busca facilitar a viabilização de recursos a um importante local turístico, histórico e cultural de Cuiabá e Mato Grosso.
“É preciso ressaltar que esta iniciativa contribuirá para o conhecimento do berço de nascimento da capital mato-grossense e o aproveitamento das belezas naturais do Balneário Coxipó do Ouro”, argumentou o deputado.