Cidades Terça-Feira, 18 de Março de 2014, 16h:24 | Atualizado:

Terça-Feira, 18 de Março de 2014, 16h:24 | Atualizado:

Notícia

Projeto Japuíra realiza aula inaugural em VG

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O prefeito,  Walace Guimarães participou nesta terça-feira (18.03), da cerimônia de implantação  e aula inaugural - corte e costura industrial -  do projeto Japuíra, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Cristo Rei. Estiveram também presentes a primeira-dama do município, Jaqueline Beber Guimarães, secretário de Assistência Social,  Sílvio Aparecido Fidelis e coordenadores do Rede Cidadã - ten. cel.  Maurozan Cardoso, ten. cel.  adjunto, Nivaldo José, idealizador do Projeto Japuíra, cel. Zózimo  e o consultor,  Romero Sobreira.  

A primeira-dama enfatizou que a vinda do projeto Japuíra para o município só foi possível graças à parceria consolidada com o Projeto Rede Cidadã da Polícia Militar de Mato Grosso (PM/MT), Instituto Mato-Grossense do Algodão - IMA/MT e Associação de Proteção à Vida e ao Meio Ambiente de MT (APVA). "Para nós, várzea-grandenses, é uma honra que o Japuíra esteja agora presente no município. Sabemos da grandeza social do Rede Cidadã. O Japuíra, já implantado em outros municípios de MT com expressivo sucesso, inicia aqui uma série de trabalhos de capacitação".

Jaqueline enfatizou que os cursos instituídos pelo Japuíra têm somado efetivamente com a sociedade mato-grossense. "Vocês, moços e moças, iniciam hoje um curso de corte e costural industrial. Passo importante para que possam se capacitar e assumir postos graduados nas indústrias têxteis. Sem falar nas amplas possibilidades empreendedoras independentes futuro afora".

O prefeito,  Walace Guimarães agradeceu a todos os parceiros que viabilizaram  a vinda do projeto Japuíra para Várzea Grande. "Somos gratos pelo trabalho dos que compõem o Rede Cidadã, que já se tornou referência social empreendedora. Um dos seus elos, o Japuíra, traduz na essência a seriedade dessas iniciativas que têm se consolidado em terras mato-grossenses. E dentro do que for possível, a prefeitura de Várzea Grande estará sempre pronta a apoiar. O Japuíra não é um simples curso de corte e costura, posto que tem caráter industrial empreendedor. Trata-se de uma política concreta de geração de emprego e renda", pontuou.

O secretário,  Sílvio Fidelis enalteceu a importância desse projeto no município. "Quando fomos procurados pela primeira-dama, juntamente com o ten. cel., Nivaldo José, imediatamente ficamos sensibilizados pela exposição entusiasmada sobre o Japuíra. Houve então vontade política  técnica para que pudesse ser edificado. Esse projeto enquadra-se nas metas da Assistência Social, pois busca a dignidade e valorização das pessoas".

O ten.cel. e coorenador adjunto do Rede Cidadã, Nivaldo, afirmou que a implantação do Japuíra em Várzea Grande decorre principalmente do apoio que o Rede Cidadã obteve da atual gestão. "É o primeiro curso de capaciração em corte e costura industrial na região de Cuiabá. Pelo entusiasmo dos parceiros, será sucesso absoluto", garantiu.

Já o consultor, Romero Sobreira acrescentou que Mato Grosso é o único Estado brasileiro que dispõe de projeto semelhante, com material de treinamento e máquinas de treinamento doadas pelos parceiros (IMA/MT). O futuro dos alunos começa na primeira aula, frisou. "Daqui a mais um tempo, vocês poderão ter sua própria confecção, montar cooperativas". Opinião foi compartilhada pelo cel. Zózimo,  Velasco  e pela gerente do CRAS Cristo Rei,  Gonçalina Nunes P. Ribeiro.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet