A 4ª edição do Projeto Rualogia chegou ao fim nesta sexta-feira (1º) com muitos debates sobre melhorias nos atendimentos e acolhimentos voltados às pessoas em situação de rua. Coordenado pelo Grupo de Atuação Estratégica em Direitos Coletivos em Atenção às Pessoas em Situação de Rua (Gaedic PopRua) da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), em parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), o projeto coloca as pessoas em situação de rua como protagonistas das discussões.
“A rua não é apenas um lugar, ela é um conjunto de muitas histórias que, com o Rualogia, trazemos para dentro da Defensoria Pública. O Rualogia é a Defensoria cumprindo seu papel, fazendo a formação das pessoas para que essas histórias e esses ciclos de vulnerabilidades possam ser quebrados. São as pessoas conhecendo os seus direitos, conhecendo a quem recorrer e, especialmente, fortalecendo vínculos com a nossa instituição, que nasceu para estar ao lado das populações vulneráveis”, afirma a defensora pública-geral, Luziane Castro.
Entre os debates do último dia do projeto estiveram temas como acessibilidade nas unidades municipais de acolhimento, facilitação de acesso aos programas de dignidade menstrual, melhorias de programas de capacitação profissional e parcerias com entidades culturais municipais e estaduais para garantir um maior acolhimento.
“A edição de 2025 foi um sucesso. Tiramos grandes aprendizados nesses dois dias de Rualogia, foram encaminhamentos, discussões e troca de conhecimento sobre direitos humanos e fundamentais. Quero agradecer a DPEMT, a Esdep a Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso [Amdep/MT]. Nós, defensores públicos, levamos daqui muita humanização para aplicarmos nos acolhimentos das pessoas em situação de rua, entendendo que o atendimento dessa população é diferenciado”, garante a coordenadora do Gaedic PopRua, a defensora pública Gabriela Beck dos Santos.
Presente no evento, o presidente da Amdep/MT, defensor público Iderlipes Pinheiro de Freitas Junior, destacou a importância de projetos como o Rualogia para levar educação em direitos às pessoas em vulnerabilidade: “A Defensoria Pública tem como missão a defesa dos direitos humanos, por isso entendemos que o Rualogia vem para atender essa nossa missão prevista na Constituição Federal brasileira”.
O Rualogia – O Projeto Rualogia foi criado em 2023, pelo Gaedic PopRua, com o objetivo de levar dignidade e educação em direitos para as pessoas em situação de rua.
Diferente dos mutirões de atendimento e também das ações voltadas à luta pelos direitos da população em situação de rua que o grupo desenvolve, o Rualogia funciona como uma forma de acolhimento das lideranças e dos membros representantes desta comunidade. Durante o Rualogia, as pessoas são convidadas a se reunir na DPEMT para estabelecer um círculo de debates e de educação em direitos.
Durante as reuniões, são ministradas palestras, rodas de conversa e oficinas participativas, sempre com o objetivo de oferecer informações acessíveis sobre os direitos fundamentais da população em situação de rua, fortalecendo sua autonomia e capacidade de reivindicação. Mais do que transmitir conteúdos, o Rualogia busca estabelecer um espaço de diálogo, onde conhecimentos acadêmicos e institucionais se somam às experiências vividas por cada um dos participantes.
Esta é a 4ª edição do projeto, que já foi reconhecido nacionalmente em 2024, quando o Rualogia ficou em segundo lugar no prêmio Boas Práticas PopRuaJud na categoria Impacto Social e Transformação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O prêmio tem por finalidade reconhecer e divulgar iniciativas que promovam a melhoria do acesso à Justiça para a população em situação de rua, por meio de soluções inovadoras e práticas eficazes.