Após o vereador sargento Vidal (Pros) relatar ter sido vítima de uma tentativa de assalto no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, na última quarta-feira (9), o assunto chamou a atenção nas redes sociais e a segurança no parque voltou a ser levantada por visitantes. Alguns disseram ‘nem levar celular’ e outros se sentem ‘totalmente seguros’.
No caso do parlamentar, ele relatou que estava caminhando quando foi abordado por uma dupla e que ambos estavam com facas de cozinha. Mesmo assim, ele conseguiu se desvencilhar dos criminosos.
O aposentado Jerson Marcelinob tem um meio bem específico de tentar manter sua segurança enquanto faz seus exercícios.
“Eu só ando aqui na região, aqui perto, nessas pistas que estão no entorno da entrada. Eu fiz muito isso aqui [andava] mas agora não faço mais. Acho muito mais seguro por aqui, e além disso, estou ficando velho também. O parque já não está tão seguro igual foi um dia”, destaca.
Próximo do fim da tarde, há muitas pessoas que aproveitam o pôr do sol ou o clima mais ameno para passear com os amigos. A Dayane é uma dessas. Mesmo nesse momento de distração, ela sempre anda por ali com um sinal de ‘alerta’.
“Não vejo muito problema. Eu me sinto muito segura caminhando aqui, porém, eu venho com pouca coisa, porque a gente tem que se prevenir”, cita.
A vendedora Lorrana Santos tem uma amiga que já teve o celular roubado em uma das trilhas, quando fazia uma caminhada de rotina. Para ela, é necessário um investimento maior por parte do poder público em segurança no local, que considera um dos melhores de Cuiabá.
“Eu estou com a minha irmã aqui, de Alta Floresta, e ela quando ficou sabendo da tentativa de assalto e até disse ‘não tem perigo aqui não?’. Acaba que eu e outras pessoas ficamos com aquele sentimento de insegurança, mas não dá para deixar de vir, né?”, relata.
O autônomo Lincoln Vinícius, assim como os outros, não deixa de ir à área verde. O morador de Cuiabá tem uma estratégia já usada por muitos: andar sempre com outras pessoas, além de pensar bem em qual período do dia pode ser menos perigoso.
“Aqui depende muito do horário que você vem [para ter segurança], do movimento. A gente vem no horário que está mais movimentado, que tem mais gente. Tanto eu quanto meus amigos sempre estamos acompanhados”, relata.
Segurança no local
Por meio de nota, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que é a administradora do parque, afirmou que há uma empresa terceirizada de segurança que disponibiliza diariamente dois vigilantes realizando rondas com motos nos 9 km de trilhas.
Além disso, a Sema pontuou que o 10º Batalhão de Polícia dá o apoio no local. A pasta só não soube informar se após o incidente com o vereador, haverá reforços na segurança.
Já a Polícia Militar informou que o local é de responsabilidade do estado e não deles, no entanto, ajudam no reforço.
Thiago Paquer
Segunda-Feira, 14 de Fevereiro de 2022, 06h58Pacufrito
Domingo, 13 de Fevereiro de 2022, 11h56jesuino feitosa Nassardem (professor)
Domingo, 13 de Fevereiro de 2022, 10h02Usuário do Parque
Domingo, 13 de Fevereiro de 2022, 08h38