Cidades Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 17h:47 | Atualizado:

Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 17h:47 | Atualizado:

TRANSPANTANEIRA

Sema promove oficina participativa para elaboração

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

OFICINA SEMA.jpg

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) iniciou nesta segunda-feira (5.4), no Centro de Atividades do Sesc Pantanal, em Poconé, oficina para elaboração do Plano de Manejo da Estrada Parque Transpantaneira. Até sexta-feira (9), aproximadamente 50 pessoas, representantes de vários segmentos, discutem sugestões de programas, ações, zoneamento, entre outras atividades, que deverão nortear a implementação de políticas públicas voltadas à unidade de conservação.

A Estrada Parque Transpantaneira está localizada na rodovia MT-060, do Km 17 (onde está localizado o Posto de Fiscalização) até o Km 142 (Porto Jofre).  A Unidade de Conservação inclui ainda a faixa marginal de 300 metros de cada lado da rodovia.

De acordo com a superintendente de Biodiversidades da Sema, Sanny Saggin, a oficina é uma oportunidade para participação social. “A expectativa é de que desta oficina saia um documento norteador de gestão que defina ações viáveis em sua implementação. O plano de manejo deve trazer sugestões de ações, programas e prioridades para a gestão da unidade”, afirmou a superintendente.

Segundo ela, Mato Grosso é pioneiro na elaboração de Plano de Manejo para Estrada Parque. “É uma construção desafiadora, pois não temos roteiros metodológicos para seguirmos que atenda as peculiaridades de uma Estrada Parque. Mais uma vez a Sema sai na frente ao iniciar esta discussão para elaboração desse instrumento de gestão que deve servir de modelo para outros estados”, afirmou.

O Plano de Manejo é um instrumento essencial para a gestão da Unidade de Conservação. O objetivo é garantir que as atividades de manejo e conservação realizadas na Estrada Parque Transpantaneira sejam planejadas e executadas de maneira sustentável e equilibrada, com foco na preservação da sua biodiversidade e dos seus recursos naturais.

O gerente da Estrada Parque Transpantaneira, Paulo Abranches, destacou que atualmente os principais desafios enfrentados na unidade estão relacionados ao controle de velocidade, falta de sinalização, limpeza da faixa de domínio e rompimentos de cabos de energia elétrica. Existem na região mais de 15 pousadas, além de barcos hotéis.

Participam da oficina representantes da Universidade Federal de Mato Grosso, secretarias estadual e municipal de Turismo, Associação de Defesa do Pantanal,  Câmara Municipal de Poconé, Sesc e várias organizações não governamentais.

A oficina para elaboração do Plano de Manejo da Estrada Parque Transpantaneira está sendo desenvolvida com consultoria da empresa Ecosoul. A contratação foi viabilizada por meio de recursos do Banco de Projetos e Entidades (Bapre) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet