O Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), realizou na noite de ontem (04/04), o 1º Networking Parceiros Senai, realizado em Cuiabá. O evento reuniu cerca de 40 representantes de instituições privadas e públicas, além de associações de bairro. A iniciativa teve como objetivo estreitar laços com os parceiros e criar oportunidades para novos contratos que visam a ampliação do acesso ao ensino técnico em Mato Grosso.
Hoje, as parcerias permitem ao Senai-MT uma cobertura em Educação Profissional, tecnológica e de inovação que abrange 98% do Estado. Só em 2013, a instituição capacitou 142 mil pessoas. De acordo com o estudo de egressos, mais de 84% dos estudantes começaram a trabalhar no mesmo ano em que concluíram o curso. Em 2014, o objetivo é alcançar 145 mil pessoas no Estado.
Parcerias
As parcerias podem ser de ordem financeira ou econômica, como é o caso da Usina Fortaleza Argamassas e Revestimentos que, desde 2010, fornece material de construção para os cursos da área da construção civil executados na Escola Senai da Construção (Distrito Industrial). “Além de fazer a nossa parte no que se refere à Responsabilidade Social, nós também estamos divulgando os produtos da empresa. Sempre doamos nossos lançamentos para que os estudantes possam conhecer e ver como se usa os produtos”, explica o diretor comercial da Fortaleza, Maximiliano Z. Freire.
Entre as vantagens de ser um parceiro Senai-MT estão: cursos gratuitos para os colaboradores da empresa, bolsas em cursos técnicos, aprendizagem industrial, divulgação da marca entre os estudantes e também a possibilidade de obter um ‘Espaço Senai’. “O espaço consiste em uma área de estudos adaptada dentro da empresa. O Senai-MT disponibiliza computadores e móveis necessários para criar um ambiente de estudos tanto para Cursos a Distância como para presenciais, e isso tudo sem custo”, explica o gerente de Educação e Tecnologia do Senai-MT, Rubens de Oliveira.
A ideia animou o Grupo Barralcool, que já é parceiro do Senai-MT desde 2004. De acordo com o gerente de RH, Roberto Romas, a empresa tinha muita dificuldade em contratação de mão de obra muito grande, tanto por estar localizada em Barra do Bugres, como por ser um serviço especializado. “Tivemos que treinar nossa mão de obra e então surgiu a oportunidade de fazer a parceria. Com o ‘Espaço Senai’ acredito que vai ficar melhor ainda”. Hoje, a qualificação técnica já faz parte da política da empresa que, em 2013, ofertou 5.500 horas de treinamento aos 2.500 mil funcionários.
Quem também se beneficia com as parcerias são os municípios. Só em Acorizal estão previstas 540 vagas em cursos de qualificação em parceria com o Senai-MT para 2014. A secretária Municipal de Assistência Social, Bethânia Cruz, conta que a cidade tem um grande número de jovens em situação de vulnerabilidade. “Os cursos estão atendendo justamente essa demanda”, esclarece.
Novos parceiros
O sócio gerente comercial da empresa Brita do Vale, André Luiz Geanini, buscou o Senai-MT depois de saber que a qualificação poderia ir até a empresa dele. A empresa fica na Serra de São Vicente e possui 46 trabalhadores. “Boa parte das pessoas que moram perto vivem em situação de pobreza. Com a qualificação, será possível empregar essas pessoas em vez de buscar mão de obra em outros municípios. Além disso, penso em doar a areia que sobra das britas para que os estudantes da Escola da Construção possam usar em sala de aula e conhecer melhor nossos produtos”, conclui.
No ano passado, foram 1.559 empresas atendidas com educação profissional e serviços tecnológicos e de inovação. De acordo com a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, são as parcerias que garantem a flexibilidade no atendimento aos mais diversos públicos, levando os cursos do Senai-MT a quem normalmente não teria condições de estudar. “Qualquer instituição, seja ela privada ou pública, pode se tornar nossa parceira”.