Operadores de Mato Grosso fizeram parte da última turma do Treinamento Drill, que tem como objetivo capacitar operadores ao se deparar com uma situação de emergência, em que se deve recompor o sistema o mais breve possível.
A avaliação foi realizada na tarde de sexta-feira (4) com a participação de colaboradores do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e 10 operadores da Eletrobras Eletronorte MT, que foram selecionados, por já estarem escalados para atuar durante a Copa do Mundo, em junho. A ação do NOS pretende treinar os Centros de Operação de todas as cidades-sede do Mundial.
De acordo com o engenheiro de operação, Jefferson Velasco, o treinamento Drill "amplia a visão dos participantes, aumenta a eficiência da coordenação diante de uma ocorrência grave no sistema e testa na prática a eficiência das instruções e rotinas operativas".
O desempenho dos operadores testados foi considerado pela equipe avaliadora, como satisfatório e os operadores já estão preparados para enfrentar situações adversas, como desligamento das duas barras de 138 kV da Subestação de Coxipó.
O operador de sistemas há 34 anos, Adarcílio Hortelino de Sousa, acredita que a simulação serviu como uma reciclagem prática. "Hoje o sistema é estável e a chance de ocorrer uma situação como a que foi apresentada é mínima, mas passar por um treinamento que representa de forma real uma possível ocorrência é muito válido", avalia.
Todas as simulações tinham por prioridade normalizar o sistema da Arena Pantanal. “O objetivo, na simulação foi concluído em 2 minutos”, disse o gerente do Centro de Operação de Mato Grosso, Sebastião Pereira da Rosa.