Cidades Quinta-Feira, 20 de Março de 2025, 15h:51 | Atualizado:

Quinta-Feira, 20 de Março de 2025, 15h:51 | Atualizado:

Notícia

Soluções tecnológicas no Poder Judiciário é tema

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

SIMPOSIO TJ.jpg

 

O desembargador Lídio Modesto da Silva Filho, coordenador do eixo Inovações Tecnológicas da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), participou do 1º Simpósio de Transformação Digital na Advocacia e na Administração Pública, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso com apoio da Esmagis, nesta quinta-feira (20 de março), na sede da OAB-MT. Ele presidiu a mesa com o tema “Soluções Inteligentes no Judiciário e na Administração Pública”.
 
A mesa contou com palestras do procurador-geral de contas do Estado, Alisson Alencar, e do juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Maximiliano Carvalho, que abordaram as soluções tecnológicas mais recentes em uso pelo Judiciário brasileiro e seus reflexos na atuação dos operadores do sistema de justiça, bem como na prestação jurisdicional. O juiz Hildebrando da Costa Marques, titular da 3ª Turma Recursal de Cuiabá, participou como debatedor na mesa.
 
No evento, o desembargador Lídio modesto destacou a importância de valorizar os operadores do Direito com eventos que tragam qualificação e aprimoramento da prestação de serviços. “Quando você investe em tecnologia, quando você qualifica os profissionais das áreas, não somente os advogados, mas Ministério Público, o Poder Judiciário, os servidores do Poder Judiciário, isso faz com que os processos, que hoje são todos eletrônicos, andem mais rápido. Ou seja, a prestação jurisdicional, além de ter uma qualidade melhor, ela é mais célere. Isso certamente beneficia o jurisdicionado”, disse.
 
Lídio Modesto, que ao longo de sua trajetória no Judiciário sempre teve sua atuação marcada pelo entrelaçamento das áreas de Tecnologia da Informação e Direito, ressaltou ainda a posição do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no cenário nacional de transformação digital. “Certamente, a gente precisa ter esse investimento na área de tecnologia da informação. E por esse motivo que Mato Grosso é destaque no cenário nacional, não somente na área de infraestrutura, mas também na área de desenvolvimento de sistemas. Mato Grosso é um expoente nacional na área de desenvolvimento de tecnologia da informação e exportamos essas tecnologias para outros tribunais inclusive”.
 
Presente no evento, que abriu o calendário letivo da Escola Superior da Advocacia (ESA-MT), a presidente da OAB-MT, Gisela Alves Cardoso, defendeu que os avanços tecnológicos estão presentes em toda sociedade e que operadores do Direito devem utilizá-los como ferramentas de apoio, sempre com ética, no intuito de aprimorar a prestação de seus serviços e sempre avançando por meio do diálogo entre todos os envolvidos, como ocorre entre advogados e Poder Judiciário. “O diálogo é essencial! Ele nos permite avançar muito. Essa transformação é necessária e é necessário que caminhemos juntos para que haja segurança jurídica para todos nós, advogados, magistrados, jurisdicionados. Estive recentemente no CNJ conversando com o nosso conselheiro Ulisses Rabaneda e falávamos da preocupação com a utilização da inteligência artificial e que nós precisamos estar cercados de segurança, de estudo, de informações para que as ferramentas venham realmente como uma forma de ajudar, de complementar, mas nunca de substituir o advogado e nem o julgador, que são essenciais no papel do sistema de justiça, na entrega da prestação jurisdicional”, comentou.
 
O 1º Simpósio de Transformação Digital na Advocacia e na Administração Pública é realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio da Comissão de Inteligência Artificial e Inovação, pela Escola Superior da Advocacia (ESA-MT) e pela Escola Superior da Advocacia Pública de Mato Grosso (ESAP-MT). Dentre os apoiadores, estão o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT).
 
O evento ocorre nos dias 20 e 21 de março, no auditório da OAB-MT, com diversos painéis que abordam temas como Constitucionalismo Digital, Inovações tecnológicas no âmbito da advocacia pública, Inteligência artificial na advocacia, Lei Geral de Proteção de Dados e o processo tecnológico, Transformação digital na Administração Pública e Inteligência Artificial na Prática.




Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet