O programa TCEstudantil Virtual, realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), com o objetivo de estimular o exercício da cidadania e do controle social utilizando as decisões e informações da Corte de Contas, contou com a participação de 8.470 pessoas, de 75 municípios, em cinco edições realizadas pela internet em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Ao todo, 62 instituições de 40 cursos participaram das cinco edições que são realizadas durante as sessões do Tribunal Pleno por videoconferência. As interações dos participantes somam 714 por e-mail ou chat, com 179 elogios, 19 perguntas, 19 sugestões e 15 críticas.
O TCEstuantil é realizado por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI) do TCE-MT. O programa existe há quase duas décadas e precisou se reinventar por conta da Covid-19 para continuar cumprindo seus objetivos.
Sendo assim, após estudo, definição de estratégias e intensa articulação, foi realizado o primeiro TCEstudantil Virtual no dia 22 de abril. Nesse formato, além dos estudantes, estão sendo mobilizados os conselhos de políticas públicas, entidades e instituições que administram recursos públicos e outros segmentos da sociedade civil organizada.