Para discutir a adoção, pacto da primeira infância, entrega voluntária e outros temas relacionados à criança e ao adolescente, a Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis vai realizar um workshop no próximo dia 9 de maio com o tema Faça Bonito – Corações que Acolhem. Bases sólidas para adoção e proteção às crianças e adolescentes.
O evento será realizado no plenário do Tribunal do Júri da Comarca de Rondonópolis e vai promover o encontro da comunidade com especialistas da área para discutir temas de extrema relevância, como adoção, violência sexual, entrega voluntária e pacto da primeira infância.
A juíza Maria das Graças Gomes da Costa, da Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis, é uma das organizadoras do evento e será uma das palestrantes.
Ela e a promotora de Justiça da 4ª Promotoria Cível de Rondonópolis, Patrícia Eleutério Campos Dower, vão falar sobre a entrega voluntária, que é o direito assegurado a todas as mulheres de entregar o filho para adoção. “Queremos combater o preconceito que existe, pois há muitas críticas e julgamentos em relação à mulher que manifesta o desejo de exercer esse direito. Queremos tirar essa trava dos nossos olhos”, destacou a magistrada.
O workshop é realizado pela Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis, Ministério Público, Grupo de Apoio à Adoção e 1ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT).
Palestras:
Dia 9 de maio, no plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Rondonópolis.
- 9h30 – Pacto da primeira infância, aspectos psicológicos – de zero a seis anos – janela para a vida.
Palestrante: Regiane Mendes Fernandes – psicóloga.
- 13h – Faça Bonito – refletindo sobre violência sexual contra crianças e adolescentes.
Palestrante: Ana Letícia Bonfanti – psicóloga.
- 14h – Adoção – bases sólidas para real proteção à criança e ao adolescente.
Palestrante: Gleiciele de Oliveira Silva – psicóloga.
- 16h – Entrega voluntária – Conselho Tutelar – mitos e verdades.
Palestrantes: Maria das Graças Gomes da Costa – juíza da Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis;
Patricia Eleutério Campos Dower – promotora de Justiça da 4ª Promotoria Cível de Rondonópolis;
Marcos William Sebastião – conselheiro tutelar.
Entrada: 2 kg de alimentos não perecíveis ou 2 litros de leite integral em caixa.