Quando o assunto é turismo, o Mato Grosso não deixa a desejar. O estado é rico em belezas naturais que encantam os turistas, mato-grossenses ou não. Após a polêmica de diversas visitações irregulares a um gruta fechada há 20 anos, o g1 MT reuniu alguns dos principais destinos paradisíacos liberados para a visitação que o estado oferece.
Confira abaixo algumas opções:
Lagoa Azul
A 33 km de Primavera do Leste fica a Lagoa Azul de aparência hipnotizante, que oferece aos visitantes banho e flutuação. O horário de atendimento é de 8h às 11h e 13h às 16h, sendo a permanência permitida por no máximo 3 horas.
Para visitar o local, é necessário fazer reserva pela internet e pagar antecipadamente aos responsáveis pelo local. Crianças até 4 anos não pagam. Já crianças de 5 até 10 anos pagam R$ 60. As pessoas acima de 10 anos pagam R$ 100. No valor é incluso o condutor, colete salva-vidas e kit snorkel.
Caverna Aroe Jari
A maior caverna de arenito do Brasil está em Mato Grosso, mais precisamente no município de Chapada dos Guimarães, a 65 km da capital. A Caverna Aroe Jari possui 1.550 m de extensão, é extremamente plana e possui inúmeras cachoeiras no interior.
Em 2020, os atores Caio Castro e Grazi Massafera visitaram o local. À época, os dois compartilharam fotos do passeio nas redes sociais.
Vila Bela da Santíssima Trindade
O município de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 527 km de Cuiabá, foi a primeira capital de Mato Grosso, em 1752, e mantém até hoje as ruínas de uma Catedral Barroca, construída em 1769, com Pedra Canga e Adobe.
No entanto, a cidade também chama atenção pelas belezas naturais dos rios com águas cristalinas, que estão localizados no Parque Estadual Serra Ricardo Franco, que faz divisa
Vila Bela da Santíssima Trindade, uma das regiões do Vale do Guaporé
com a Bolívia. No local se encontra a maior cachoeira do estado, a do Jatobá com 252 metros de queda em um vale de cânions.
Parque Nacional de Chapada dos Guimarães
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma área natural do Cerrado brasileiro, localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
A unidade de conservação foi criada em abril de 1989 e protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes.
A cachoeira do Véu de Noiva é o principal atrativo turístico do parque e é o cartão postal do local. Na unidade é possível fazer diversos passeios turísticos gratuitamente.
Em 2019, o cantor Zeca Pagodinho aproveitou passagem pelo estado para dar um mergulho em uma das cachoeiras da região.
Cachoeiras em Campo Novo do Parecis
Na divisa entre Sapezal e Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, fica o Balneário Aldeia Rio Sacre, onde está a Cachoeira Salto da Mulher de águas cristalinas. Lá também está a Cachoeira de Salto Belo.
No local, além de poder contemplar a paisagem e tomar banho de rio, os visitantes podem participar de uma vivência indígena.
O balneário faz parte do território do povo indígena Pareci, que oferece aos visitantes toda sua hospitalidade, histórias e pinturas corporais.