O governo de Mato Grosso anunciou abertura de concorrência pública para contratar uma empresa de engenharia que deverá realizar obras de reestruturação do memorial em homenagem ao Marechal Cândido Rondon, patrono das telecomunicações no Brasil. O memorial tem mais de 3,4 mil metros quadrados e está com obras paralisadas no distrito de Mimoso, no município de Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá, onde o militar nasceu em 1865.
Conforme o aviso de concorrência publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 20, a licitação deverá ser aberta no dia 25 de abril e conduzida pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). A licitação para a retomada das obras, iniciadas em 2000 e depois paralisadas, já era prevista pelo menos desde o final de 2013.
Já foram gastos cerca de R$ 780 mil na obra até a paralisação dos trabalhos devido à falta de verba, como chegou a alegar a extinta Secretaria estadual de Infraestrutura (Sinfra).
Abandonada, a estrutura levantada em Mimoso já tem sinais de degradação, o que provocou necessidade de adequação no projeto para a continuidade da construção, como afirmou em 2013 o arquiteto responsável, José Portocarrero. À época, a Secretaria estadual de Turismo (Sedtur) também informou que a obra já dispunha de R$ 3,5 milhões em crédito a serem liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).