Mulheres indígenas da etnia Kurâ-Bakairi, em Paranatinga (MT), estão fazendo aulas de corte e costura em uma oficina de modelagem montada na própria aldeia. No curso, elas aprendem design de moda para desenvolver peças do vestuário da moda indígena.
A oficina é oferecida pela Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com a ajuda do Instituto YuKamaniru de Apoio às Mulheres Indígenas Bakairi. Na oficina, as integrantes do curso devem fazer uma coleção de vestuário de moda indígena e ao final, será realizado um desfile.
Elas também terão aulas de economia criativa para incentivar o desenvolvimento econômico depois do curso. Para criar as peças, as participantes da oficina receberam um kit de costura contendo réguas e esquadro, tesoura para tecido, tesoura para moldes, tesoura para arremate, giz, alfinete, alfineteiro, fita métrica, abridor de casa, borracha, agulha e tecido.
Elas também foram motivadas pelo grupo Linhas do Horizonte que é formado por mulheres que bordam e contam a história do Brasil e de Minas Gerais. O Linhas do Horizonte bordou o estandarte do Projeto Kywagâ e o nome indígena Bakairi de cada participante.
A oficina de modelagem está sendo ministrada pela designer de moda Vanda Guerra, de Belo Horizonte, Minas Gerais. A designer tem amplo conhecimento sobre a indústria têxtil e como unir a cultura na moda brasileira.