Cultura Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025, 11h:30 | Atualizado:

Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025, 11h:30 | Atualizado:

Notícia

Siriri é tema de oficina de dança no Sesc Arsenal neste sábado (02)

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

oficina de siriri 1.jpg

 

O Sesc Arsenal promove neste sábado, dia 2, a Oficina de Dança “Siriri: Ritmo e Identidade”. O evento acontece às 18h, no Jardim do Sesc Arsenal, e é voltado para pessoas de todas as idades. A atividade é gratuita, e os interessados devem realizar a inscrição previamente por meio do link https://bit.ly/siririarsenal. As vagas são limitadas.    

Ministrada pela Cia de Dança Rodinei Barbosa, a oficina tem como objetivo colocar à disposição dos participantes todo conhecimento das tradições da cultura popular, para que estes possam ter acesso e participar da sua difusão. 

O Siriri é uma manifestação tradicional da cultura popular mato-grossense, especialmente presente na Baixada Cuiabana. Com influências indígenas, africanas e europeias, a dança é marcada por toadas simples, coreografias em pares e o uso de instrumentos típicos como a viola de cocho, ganzá e tambor. 

Dançado em festas religiosas e eventos comunitários, o siriri expressa o cotidiano, a fé e os costumes locais. Reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Mato Grosso, a dança é mantida viva por grupos folclóricos e comunidades que transmitem a prática de geração em geração. Mais do que uma dança, é símbolo da identidade e resistência cultural do povo cuiabano. 

A iniciativa reforça o compromisso do Sesc-MT em promover atividades culturais e de lazer que valorizam a cultura popular brasileira, proporcionando momentos de aprendizado, integração e diversão para o público, de maneira acessível e leve.  





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet