Cultura Terça-Feira, 25 de Março de 2025, 14h:46 | Atualizado:

Terça-Feira, 25 de Março de 2025, 14h:46 | Atualizado:

Notícia

Theatro Fúria promove laboratório de residência

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

THEATRO FURIA.jpg

 

O Theatro Fúria promove o laboratório de residência artística com imersão pela paisagem urbana e natural de Cuiabá, entre os dias 31 de março e 4 de abril. Selecionado no edital “Viver Cultura – edição Lei Paulo Gustavo”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o projeto é uma nova etapa de circulação do ‘Laboratório Prático do Desanestesiamentos dos Sentidos’, o Lab Sentidos. 

As inscrições são gratuitas e já estão abertas pelo site www.theatrofuria.com.

No Lab Sentidos, os participantes vivenciam uma sequência de cinco encontros diários, no período das 14h às 18h, somando 20 horas de residência. Os locais de encontro são divulgados diretamente aos participantes inscritos, mas sabe-se que a navegação começa pelo centro histórico da cidade.

Além de sugestões de exercícios para readquirir os sentidos perdidos, o projeto é um laboratório prático. Isso porque o objetivo é transformar a experiência em uma intervenção urbana a ser apresentada no encerramento dos trabalhos. 

“A ideia é estimular a atenção ativa, como as coisas acontecem, quando e onde acontecem, e o porquê delas acontecerem. E finalmente, quem somos nós nos acontecimentos e o que fazemos durante esses acontecimentos”, relata o ator e performer, Péricles Anarckos, um dos idealizadores do projeto. 

THEATRO FURIA1.jpg

 

O Laboratório é voltado a qualquer pessoa que busca aprimorar suas percepções do contexto em que vive e se conectar com seus sentidos de forma mais ampla. Em especial, artistas e estudiosos, que buscam inspiração para seus processos de pesquisa e criação.

De acordo com a atriz Carolina Argenta, também idealizadora do projeto, pessoas de áreas e interesses distintos, como artistas visuais, artistas da cena, historiadores, arquitetos, fotógrafos, estudantes, filósofos, jornalistas, podem participar das atividades.

“Cada especialidade, saber e profissão tem um olhar treinado para perceber as coisas de forma diferente do outro. E essa diversidade ajuda a ampliar as possibilidades de leitura e interpretações do mundo durante o laboratório”, explica Carolina. 

Com o Lab Sentidos, o Theatro Fúria tem privilegiado roteiros que destacam a riqueza histórico-patrimonial das cidades escolhidas, mapeando rotas e fluxos culturais. Na etapa anterior de circulação por Mato Grosso, realizada em 2021, eles passaram por Chapada dos Guimarães, Cáceres e Poconé, além de Cuiabá, com incentivos da Lei Aldir Blanc.

O resultado vai além do desenvolvimento de um produto artístico. Como intervenção ou performance, estimula o conhecimento, a partilha e a ocupação da cidade pelos participantes. 

Com início em 2019, o projeto chega a sua 8ª edição neste ano, expandindo ainda o alcance às cidades de Goiás Velho (GO), de 05 a 09 de maio, e Santos (SP), de 15 a 19 de julho.

A nova etapa de circulação é viabilizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), por meio do Edital Viver Cultura – Expressões Artísticas, com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, via Ministério da Cultura (MinC).

Serviço:

Lab Sentidos - Laboratório Prático do Desanestesiamento dos Sentidos

Cuiabá-MT:  31 de março a 4 de abril

Goiás Velho-GO: 5 a 9 de maio

Santos-SP: 15 a 19 de julho

Inscrições: www.theatrofuria.com





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet