O Prêmio Centro América de Criação e Vídeo reconheceu este ano a campanha “Turismo Sexual”, da Assembleia Legislativa, como vencedora nas categorias Órgão Público. As peças (VT e Spot) foram veiculadas em junho de 2014 em TV, Rádio e internet, com o objetivo de alertar a população mato-grossense e os turistas que vieram para a Copa do Mundo 2014, sobre os perigos do turismo sexual.
O conceito trabalhado foi de que quem pratica o turismo sexual enxerga crianças, jovens e adolescentes como um produto a ser “comprado” durante uma viagem. Pensando assim, foi associada a silhueta das possíveis vítimas ao código de barras do cartão de embarque. A ideia foi utilizar o ambiente do aeroporto, como associação direta ao turismo, e substituir o leitor do código de barras pela algema, ao identificar um turista interessado na exploração sexual.
No VT foi empregada a locução característica de uma comissária de bordo fazendo um comunicado dentro do avião. O texto utilizou termos da aviação e durante a narração ficou claro, de maneira inusitada, que turismo sexual é crime. O resultado foi um sucesso, avaliou a Invent, agência que criou a campanha.
A diretora da agência de publicidade Invent, Patrícia Vilela Victorio, dividiu a conquista com o cliente: segundo ela, como o reconhecimento é para a criação, é importante salientar que tudo começa com a intenção do cliente, no caso, a Assembleia Legislativa; em seguida, saber qual o papel (do órgão público) na sociedade, o que se pretende atingir e, com essas informações, expandir o processo criativo da equipe, trabalhando melhor, até se chegar ao prêmio.
“Na verdade, o prêmio é referência em termos de criação em nosso estado, por isso é muito importante. Mas como empresa, pela nossa filosofia de trabalho, o maior prêmio é ter o cliente satisfeito, é ver o resultado da campanha ”, disse.
Segundo Patrícia, a relação de bom desempenho entre a AL/MT e a Invent é antiga. Em gestões passadas, lembrou ela, a Casa de Leis chegou a contratar um instituto de pesquisa para fazer um levantamento das campanhas veiculadas e criadas por diversas agências e as da Invent ficaram melhor no ranking.
No caso da peça vencedora, participaram os seguintes profissionais: Agência Invent Comunicação: atendimento e mídia; Sirlene Prado (atendimento e mídia), Célia Alves (direção de criação e redação), Alfredo Darcia (direção de arte), Tássia Nagazawa (produção), João Manteufel (direção de cena) e Dona Lola Produtora (produção de vídeo).
O Prêmio Centro América de Criação Publicitária é realizado anualmente, e em 2015 chegou a sua décima oitava edição premiando os trabalhos mais criativos veiculados em 2014 em TV, rádio e internet, em Mato Grosso. O prêmio tem como objetivo a promoção do mercado publicitário local, estimulando o investimento em criação e produção de comerciais cada vez mais qualificados e originais.