Éder Ferreira dos Santos, um ex-jogador de futebol de Sinop, no Mato Grosso vive o desafio de perder 70 quilos, que engordou depois que parou de jogar. Ele é personagem de um quadro do programa Bem Estar, da Rede Globo.
Ele iniciou a luta para perder peso no final de janeiro e, desde então, já foram 15 quilos eliminados desde o início do quadro.
Com quase 170 kg, ele admitiu que precisa de ajuda para eliminar o excesso de peso e voltar a ter qualidade de vida. Depois de tantos anos sofrendo com o peso, ele tomou a decisão de que era o momento de mudar - segundo os médicos, essa atitude é o primeiro passo para quem quer emagrecer.
Fora isso, o apoio e incentivo da família e amigos é extremamente importante para o sucesso da perda de peso - no caso do Éder, até mesmo o goleiro do São Paulo, Rogério Ceni, que jogou com ele há muitos anos, enviou uma mensagem de motivação, como mostrou o programa.
O ex-jogador tem se submetido a mudanças de hábitos alimentares e ainda a exercícios físicos diários. No dia-a-dia, mudanças já foram perceptíveis. Se antes não conseguia, hoje Éder já faz gestos comuns, como calçar meias e sapatos sozinhos. Além disso, as roupas que antes usava já estão frouxas.
O caso de Éder, em perder peso não é simples. Comentaristas do programa global, o endocrinologista Alfredo Halpern e o psiquiatra Daniel Barros explicaram que, para conseguir perder peso, é fundamental exercitar a força de vontade para saber dizer 'não' às tentações.
Isso ele tem feito desde que decidiu emagrecer. Dono de um bar no centro da cidade, Éder tem a tentação em seu serviço. Guloseimas e a cerveja que serve a seus clientes são como uma tentação ao ex-jogador. Ele garante que não sente falta mais e está decidido em resistir as tentações.
Os médicos afirmaram que não é necessário em ele colocar prazos para cumprir seus objetivos. Segundo eles, as mudanças acontecem naturalmente e não ocorrem “do dia para a noite”. E, caso não seja cumprido, pode desanimar o paciente e os hábitos que propiciam o ganho de peso podem voltar.
Kika Matos
Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2015, 12h48claudio luis dos santos
Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2015, 08h38