Curiosidades Quinta-Feira, 03 de Fevereiro de 2022, 17h:00 | Atualizado:

Quinta-Feira, 03 de Fevereiro de 2022, 17h:00 | Atualizado:

PREÇOS

"Não posso enriquecer o acionista e empobrecer a dona de casa", diz Lula

 

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

fup20220130019.jpg

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu em sua conta no Twitter nesta quinta-feira (3), ao comentar os preços de combustíveis praticados pela Petrobras, que "não pode enriquecer o acionista [da estatal] e empobrecer a dona de casa".

Lula disse ainda que, em um eventual governo seu, não vai manter o preço da gasolina dolarizado.

"Nós não vamos manter o preço da gasolina dolarizado. É importante que o acionista receba seus dividendos quando a Petrobras der lucro, mas eu não posso enriquecer o acionista e empobrecer a dona de casa que vai comprar um quilo de feijão e paga mais caro por causa da gasolina", afirmou o ex-presidente e pré-candidato do PT nas eleições de outubro.

A discussão sobre o preço dos combustíveis vem tomando conta da política neste início de ano. As sucessivas altas no valor da gasolina, do diesel e do gás de cozinha tem pressionado a inflação e diminuído o poder de compra das famílias.

No Palácio do Planalto, há pressa para encontrar uma solução e evitar maior impacto na popularidade do presidente Jair Bolsonaro, em pleno ano eleitoral.

Só que a Petrobras afirma repetidamente que apenas pratica os preços internacionais. Como o petróleo está em alta, afeta também o valor de seus derivados. A Petrobras alega que interferência política nos preços dos combustíveis pode levar a empresa à desestruturação, como ocorreu em governos anteriores.

Também nesta quinta, o presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna disse em um evento de um banco internacional que "não seja a Petrobras a segurar preços". E acrescentou: "Sabemos do prejuízo que é tentar segurar preços de forma artificial".

Projetos em discussão

Uma das propostas apresentada pelo governo é um projeto que autoriza o Executivo federal a cortar impostos sobre os combustíveis, sem a necessidade de apresentar outras receitas para compensar a queda na arrecadação.

O governo defende ainda que esse projeto inclua a possibilidade de corte no ICMS pelos governadores - o presidente Jair Bolsonaro tem criticado a fórmula de cobrança desse imposto sobre os combustíveis.

Há divergências entre a Câmara e o Senado sobre qual deve ser o modelo adotado para baratear o preço dos combustíveis.

A Câmara já aprovou um projeto que muda o cálculo da tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributação estadual.

Sem dar andamento ao texto aprovado pelos deputados, os senadores preferiram priorizar um projeto, de autoria de Rogério Carvalho (PT-SE) e relatado por Jean Paul Prates (PT-RN), que cria um programa "excepcional e eventual", de estabilização do valor dos combustíveis.

O texto propõe a criação de uma "conta de compensação", com seis diferentes fontes de recursos, as principais decorrentes do aumento de arrecadação com a elevação do preço internacional do petróleo e de eventual alta do dólar; do imposto de exportação do petróleo bruto; e de royalties destinados à União.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Araqueto

    Quinta-Feira, 03 de Fevereiro de 2022, 20h24
  • Lula é ladrão e demagogo. Foi o presidente da história da República brasileira que mais enriqueceu os banqueiros. Foi ele também que roubou quase 500 bilhões de reais do BNDES, emprestando aos amigos de esquerda. Cuba por exemplo pagaria empréstimo com charutos, quase 3 bilhões de reais. Entregou de graça uma usina de gás para a Bolívia, no governo de Evo Morales. Quase faliu as principais empresas estatais como Caixa Econômica e os Correios. O lugar dele é a cadeia. Não o Palácio do Planalto.
    3
    0



  • PANTANAL

    Quinta-Feira, 03 de Fevereiro de 2022, 17h12
  • SAI NAS RUAS LADRAO AI VOCE VERA O POVO BRASILEIRO TE COLOCANDO ONDE E MERECIDO LARAPIO
    3
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet