O Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá), em parceria com a Seguradora Líder, realiza entre os dias 20 e 21 de março um mutirão de conciliação do seguro DPVAT. Foram agendados 122 processos para a ação, que ocorrerá na sede do centro judiciário, localizado no Fórum da comarca. O horário de atendimento será das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Segundo a gestora do centro, Telma Maria de Farias Falamoni, esse será o primeiro mutirão de 2014 e os processos foram selecionados pela empresa seguradora, que utilizou como critério para escolha a maior possibilidade de acordo com as partes. No ano passado, o centro, inaugurado em outubro, realizou um mutirão de execução fiscal, em parceria com a Prefeitura de Barra do Garças.
Telma Farias informa que já foram expedidas as solicitações de comparecimento para todas as partes e advogados que tiveram os processos selecionados. O centro também contou com o apoio da imprensa local, para divulgar a importância de todos os convocados comparecerem no local e na hora marcada. A expectativa é que cada audiência dure cerca de 20 minutos.
Uma novidade desse mutirão é que a Seguradora Líder, por intermédio do sindicato dos corretores, se comprometeu a levar uma equipe de assessores para dar orientação a pessoas que se envolveram em acidentes de trânsito, mas que ainda não ingressaram com processos na Justiça. “Essa orientação, de como a pessoa deve proceder administrativamente, pode evitar que novas ações sejam protocolizadas na Justiça”, destaca a gestora.
O seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre (DPVAT) é obrigatório pela Lei nº 6.194/74 e utilizado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito causados por veículos motorizados que circulam por terra ou por asfalto.