Economia Sábado, 26 de Março de 2022, 09h:12 | Atualizado:

Sábado, 26 de Março de 2022, 09h:12 | Atualizado:

CLÁUSULA ABUSIVA

Dono de apartamento será indenizado após “esperar” financiamento de construtora

Decisão judicial deu ganho de causa ao autor

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

MRV parque chapada guimaraes

 

O juiz da 7ª Vara Cível de Cuiabá, Yale Sabo Mendes, mandou a MRV Prime Parque Chapada dos Guimarães indenizar o comprador de um imóvel, localizado no condomínio homônimo, na capital, após assinar um contrato com uma cláusula abusiva. Segundo o acordo, a entrega do bem estava condicionada a realização de um financiamento que a MRV buscava com a Caixa Econômica Federal para viabilizar o empreendimento residencial.

Em decisão do dia 25 de fevereiro de 2022, o juiz Yale Sabo Mendes determinou a devolução de R$ 489,7, a título do IPTU a mais que teve que ser pago em razão do atraso na entrega do apartamento, ocorrida em dezembro de 2015. A MRV também terá que pagar o equivalente a 2% da “cláusula penal moratória”, prevista em contrato, cujo valor não foi revelado nos autos.

Na avaliação do juiz, o contrato de compra e venda do apartamento possui uma cláusula abusiva ao condicionar a entrega do bem, prevista em 27 meses, somente após a obtenção do contrato de financiamento obtido pela MRV com a Caixa Econômica Federal, ocorrido só em julho de 2012

“Registra­se que os contratos que não preveem um prazo final para entrega do imóvel ao consumidor são abusivos, pois ferem o princípio da publicidade previsto no Código de Defesa do Consumidor. Dessa forma, inválida a cláusula que vincula o prazo de entrega à concessão de financiamento à construção do empreendimento. Assim, o prazo de 27 meses previsto na promessa de compra e venda possui aplicação imediata à data de sua formalização, a saber, 05/03/2012”, considerou o juiz.

Todos os valores serão acrescidos com juros e correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet