Agro e Clima: Adaptação e Mitigação para uma Produção Sustentável é o tema central do Fórum dos Setores Produtivos da Expoagro 2025, que será realizado de 14 a 18 de julho, sempre no período da tarde. João Costa Júnior, professor de Zootecnia de Precisão da UFMT e coordenador do ConectZooAgro explica que a escolha do tema é uma resposta direta às discussões globais sobre sustentabilidade, especialmente diante da proximidade da COP30, que será realizada este ano em Belém (PA).
Segundo ele, a ideia é que o Fórum dialoge com o que está em pauta mundialmente, especialmente no que diz respeito à mitigação de gases de efeito estufa e à produção sustentável. O evento terá novo formato, pensado para se adequar à rotina do setor produtivo, e reúne uma programação diversificada com 14 palestras e painéis estratégicos.
A realização é uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do projeto de extensão ConectZooAgro, que integra os cursos de Agronomia e Zootecnia. Entre os destaques está a mesa-redonda “Agroindustrialização em Mato Grosso”, que reunirá lideranças públicas e privadas para debater os desafios e oportunidades da verticalização da produção no estado. Confirmaram a presença do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, do secretário de Desenvolvimento Econômico de MT, Cesar Miranda, do produtor e empresário Otaviano Pivetta, e do ex-senador Cidinho Santos.
Segundo o coordenador do ConectZooAgro, o novo modelo de fórum foi estruturado com base nas demandas dos próprios expositores da Expoagro. "A ideia foi respeitar o ritmo do setor, permitindo que os profissionais participem do evento técnico sem comprometer a rotina da feira. Ao mesmo tempo, buscamos um alinhamento com os temas globais que estão em debate, como sustentabilidade, adaptação climática e produção responsável, temas que serão considerados na COP 30, que ocorrerá em Belém-PA", pontua.
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira (14.07)
13:30 – Abertura Oficial
14h00 – TSX Investment Fórum MT – A Importância das Agências de Promoção de Investimentos para os Municípios
17h40 – Mesa redonda: Agroindustrialização em MT – Abílio Brunini, Cesar Miranda, Otaviano Piveta e Cidinho Santos
Terça-feira (15.07) – CONECTZOOAGRO
16h – Boi na bolsa: como ser estratégico? – Rafael Reginato Ávila (SENAR-MT)
17h00 – Coisas de criança? Então vem ver o que faço na roça – José Marcus (Influencer do Agro)
17h40 – A gestão que gera valor: um novo olhar para o agro brasileiro – Vanessa Chiamulera (Agroligadas)
18h20 – Clima, produção animal e cidades: como comunicar sem cair em extremos? – Prof. Lucas Oliveira de Souza (DZER/UFMT)
19h00 – Produção animal com baixa pegada de carbono: mito, realidade ou caminho possível? – Prof. Luciano da Silva Cabral (DZER/UFMT)
Quarta-feira (16.07)
16h00 – Apresentação de banners
17h00 – Agregar valor na produção – Álvaro de Carvalho (SOUL Propaganda)
17h40 – Contribuição das Escolas Técnicas Estaduais para o setor produtivo de MT – Dimorvan Brescancim (SECITECI)
18h20 – Bastidores e perspectivas da política – Augusto Nunes, Jornalista e colunista (Revista Oeste)
Quinta-feira (16.07) – CASES DE SUCESSO NO AGRO
16h – Casos de Sucesso no Agro – Xisto Bueno (Fórum Agro/FAMATO)
17h – Cooperativismo e desenvolvimento em MT – Sâmyla Cristina Alves de Sousa (OCB/MT)
17h40 – Aplicação do Biolodo como fertilizante – Jully Anne Carvalho de Arruda e Bruna Assis Paim dos Santos (Águas Cuiabá)
18h20 – Produzir com propósito: caso Agrodan e os caminhos da produção sustentável da fruticultura brasileira – Paulo Dantas (AgroDan)
Sexta-feira (18-07) – VITRINE: ACESSE RECURSOS FINANCEIROS
16h – Vitrine Tecnológica: seu papel na difusão do conhecimento – Lucas Esteves da Silva Freire (EMPAER e Secretaria de Agricultura de Cuiabá)
17h00 – Como montar um plano de negócio lucrativo para sua propriedade rural – Lucas Freire (Presidente da Cresol)
18h20 – Fontes de recursos disponíveis para propriedade rural – Hélio Tito (MT Desenvolve)