Alguns alimentos podem auxiliar no emagrecimento, seja por promover a sensação de saciedade ou até mesmo por aumentar o gasto energético do organismo. São aliados, mas não são milagrosos. Ou seja, de nada vale incluí-los dieta e continuar comendo pratos repletos de gordura e açúcar.
“Quando falamos em emagrecimento, devemos consumir alimentos minimamente processados, frutas, verduras, legumes, raízes, cereais, grãos, oleaginosas, sementes, carnes e ovos, laticínios, gorduras saudáveis ervas e especiarias”, recomenda Thalita Longo, nutricionista da Clínica Seven, de São Paulo. “Os nutrientes encontrados nesses alimentos trabalham em conjunto para o bom funcionamento do organismo”, explica.
“É importantíssimo ressaltar que o simples consumo desses itens que ajudam a emagrecer, sem adequação da alimentação, não vai fazer com que a pessoa tenha resultados satisfatórios”, reforça a também nutricionista Alyne Mayumi, da Clínica Più Salute.
Alguns alimentos são mais difíceis de serem digeridos, e, dessa forma solicitam mais energia ao organismo. “Eles obrigam o metabolismo a trabalhar mais no processo digestivo, aumentando a queima de gordura e de calorias. E também podem aumentar a temperatura corporal, sendo responsáveis por um gasto energético de até 10%”, explica Thalita, que listou alguns exemplos a serem incluídos na dieta do dia a dia. É só escolher seus preferidos:
Canela (duas colheres de chá por dia): adicionar a frutas, receitas, alguns legumes, como abóbora, ou consumir na forma de chás. “A canela também ajuda a diminuir a vontade de comer doce e alguns estudos afirmam que melhora a resposta do nosso organismo à insulina”, acrescenta a nutricionista Alyne.
Gengibre (20 gramas por dia): adicionar em sucos, chás, saladas e em receitas diversas. “É composto por poderosos antioxidantes e é bem versátil, podendo ser usado como tempero em preparações quentes ou frias, em sucos, chás e até em forma de conserva (só não vale exagerar no sal!)”, complementa Alyne.
Pimenta (duas colheres de chá por dia): temperar refeições, legumes e proteínas.
Óleo de Coco (de uma a duas colheres de sopa por dia): usar no preparo de refeições, de receitas, ou puro.
Alho: utilizar nas receitas ao preparar refeições.
Café: tomar três xícaras por dia.
Chá verde: tomar até 600 ml por dia.
Chá de hibisco: tomar até 400 ml por dia.
Vinagre de maçã (duas colheres de sopa por dia): usar para temperar saladas, refeições ou puro.
Água gelada: tomar 1,5 litro ao longo do dia. “Ela tende a refrigerar nosso trato digestório, o que faz com que o corpo mande muito mais sangue para manter a temperatura média de 37 graus. Esse processo faz perdermos calorias”, explica Thalita.
Atenção: algumas pessoas não podem abusar dos termogênicos. O ideal é consultar um profissional. “Esses alimentos devem ser evitados por cardiopatas, hipertensos, gestantes, lactantes e crianças, pois, em excesso, podem causar insônia, dor de cabeça e desconfortos gastrointestinais”, alerta Thalita.
Anaide Luzani
Segunda-Feira, 15 de Janeiro de 2018, 01h06Anaide Luzani
Segunda-Feira, 15 de Janeiro de 2018, 01h06Reginaldo Ribeiro Ozorio
Domingo, 14 de Janeiro de 2018, 16h02Francisca Pinheiro Lacerda
Domingo, 14 de Janeiro de 2018, 15h37Francisca Pinheiro Lacerda
Domingo, 14 de Janeiro de 2018, 15h36edy marcos
Domingo, 14 de Janeiro de 2018, 06h13