A sugestão dada pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Felipe Salomão, durante o julgamento da senadora cassada Selma Arruda pode virar lei rapidamente. Lideranças do chamado ‘centrão’ no Congresso Nacional articulam a aprovação de um projeto de lei que estabelece uma ‘quarentena’ para juízes e promotores terem acesso à política.
O PL, de autoria do deputado federal Beto Pereira (PSDB/MS), propõe que magistrados e membros do MP se desliguem de suas funções 5 anos antes de decidir se candidatar a cargos eletivos. Em seu voto favorável à condenação de Selma, o ministro do TSE defendeu que haja um período de resguardo para que membros do Judiciário ou do Ministério Público
possam se envolver em política.
Na ocasião, Luís Felipe Salomão afirmou que Selma Arruda, ainda quando vestia a toga de juíza, já se articulava para a campanha ao Senado, em 2018. É exatamente isso que o projeto de lei busca evitar que juízes e promotores aproveitem a ‘fama’ conquistada em suas funções para se aventurar na política logo em seguida.