A Eletromóveis Martinello, principal patrocinadora do Campeonato Mato-grossense de Futebol ao lado do Sicredi, anunciou nesta terça-feira (21), a suspensão do patrocínio ao Clube Esportivo Operário Várzea-grandense por conta da contratação do goleiro Bruno Fernandes. Ontem, o Sicredi já havia anunciado que o "Chicote da Fronteira" não receberia patrocínio da cooperativa de crédito.
A contratação de Bruno tem gerado polêmica pelo fato do jogador ter sido condenado, em 2013, pela morte da ex-amante e mãe de seu filho, Eliza Samudio. O crime ocorreu em 2010.
Na nota, a patrocinadora do campeonato destaca que reconhece a importância da ressocialização, mas critica o fato de um condenado por homicídio triplamente qualificado possa a figurar na condição de "ídolo esportivo". "Embora seja lícito que o ex-atleta tenha pretensões de voltar ao trabalho e se reintegrar à sociedade, não concordamos que condenado por crime tão grave e torpe seja elevado ao patamar de ídolo esportivo, pois o esporte é para cidadãos exemplares que cultivam a vida, o respeito ao próximo e o espírito de equipe", diz.
Por conta disso, a Martinello assinalou que não quer ter sua imagem associada ao ex-goleiro. "Não é nosso papel ou direito intervir nas decisões administrativas das equipes participantes do campeonato, mas não permitiremos, ainda que por força de medidas judiciais, que a equipe Clube Esportivo Operário Varzea-grandense seja vinculada à nossa empresa utilizando uniformes que contenham a nossa marca ou que conceda entrevistas em frente ao painel com a nossa marca, enquanto mantiver a decisão de integrar ao seu quadro o ex-atleta em questão".
OUTRAS MANIFESTAÇÕES
Desde que a contratação de Bruno foi anunciada pelo Operário, diversas entidades e empresas estão se manifestando contra ou a favor da vinda do atleta para a equipe, que neste ano disputa, além do estadual, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D.
Na segunda-feira (20), a Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT) citou que está na defesa do direito à “ressocialização”.
No comunicado, a OAB afirmou não cabe às instituições fazer julgamentos morais já que é de responsabilidade de cada um arcar com as consequências dos seus atos na esfera onde vivem, seja pessoal ou profissional.
Contudo, apesar de defender a contratação do mineiro, a OAB repudiou “todo e qualquer ato de violência, especialmente de violência contra as mulheres, atos bárbaros e torpes”.
CONTRATAÇÃO
Bruno Fernandes foi "especulado" para jogar no Operário no início deste ano. O anúncio, porém, dependia de um aval da Justiça de Minas Gerais, onde ele cumpre pena no regime semiaberto desde o ano passado.
A decisão favorável a vinda dele para Mato Grosso ocorreu na última sexta-feira. Desde então, o atleta é esperado na Cidade Industrial para se integrar a equipe tricolor.
Entidades ligadas à defesa da mulher estão programando atos contra a contratação. Nesta terça-feira, às 20 horas, um grupo se concentrará em frente ao estádio Dito Souza, no Cristo Rei, onde o Operário estreia contra a equipe do Poconé.
NOTA DA MARTINELLO
A Eletromóveis Martinello, copatrocinadora do Campeonato Mato-grossense de Futebol de 2020, em função das notícias recentemente veiculadas sobre a possível participação no campeonato do “Goleiro Bruno”, condenado em 2013 por homicídio triplamente qualificado, vem a público esclarecer o seguinte:
É louvável que a comunidade proporcione nova chance a reeducandos. Nesse caso, porém, não se pode deixar de considerar a extrema gravidade do crime de feminicídio que ainda hoje choca e comove todo o país.
Embora seja lícito que o ex-atleta tenha pretensões de voltar ao trabalho e se reintegrar à sociedade, não concordamos que condenado por crime tão grave e torpe seja elevado ao patamar de ídolo esportivo, pois o esporte é para cidadãos exemplares que cultivam a vida, o respeito ao próximo e o espírito de equipe.
Não é nosso papel ou direito intervir nas decisões administrativas das equipes participantes do campeonato, mas não permitiremos, ainda que por força de medidas judiciais, que a equipe CLUBE ESPORTIVO OPERÁRIO VARZE-GRANDENSE seja vinculada à nossa empresa utilizando uniformes que contenham a nossa marca ou que conceda entrevistas em frente ao painel com a nossa marca, enquanto mantiver a decisão de integrar ao seu quadro o ex-atleta em questão.
Em nossos 30 anos de história atuamos com convicção e vigor no incentivo ao esporte profissional e amador, patrocinando, apoiando e investindo em milhares de eventos em todos os 54 municípios mato-grossenses onde atuamos.
Em nossa empresa promovemos a igualdade de direitos e de oportunidades entre homens e mulheres.
Seguiremos acreditando e investindo nos valores essenciais do esporte, cumprindo o nosso papel social de incentivar o desenvolvimento humano através das práticas esportivas.
Acima disso, seguiremos combatendo as injustiças e lutando pelo respeito e os direitos das mulheres.
NOTA DA OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) reitera seu repúdio a todo e qualquer ato de violência, especialmente de violência contra as mulheres, atos bárbaros e torpes.
Por meio de suas comissões temáticas e na qualidade de representante sociedade civil organizada, a Ordem se mantem vigilante e à disposição da população para cumprir seu dever de zelar pela Constituição, pelos direitos sociais e pelo Estado Democrático de Direito.
Assim, a OAB-MT também reitera seu posicionamento em defesa da ressocialização e da reinserção no mercado de trabalho, tendo em vista que este é o objetivo maior do sistema penal brasileiro insculpido no texto constitucional e na Lei Execução de Penal.
Contudo, além do sistema judicial, cada cidadão e cidadã também está submetido ao sistema social, no qual não cabe às instituições julgamentos morais, sendo de responsabilidade de cada um arcar com as consequências dos seus atos na esfera onde vivem, seja pessoal ou profissional.
Diante dos fatos recentes envolvendo a contratação de um atleta por um clube de futebol de Mato Grosso, a Comissão de Direito da Mulher da OAB-MT continua seu trabalho e compromisso de zelar pelos direitos das mulheres.
Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT)
Comissão de Direito da Mulher/ OAB-MT
C?lia
Domingo, 26 de Janeiro de 2020, 09h35papa
Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2020, 13h27Yasmin
Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2020, 12h57Jaime marcio
Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2020, 07h31C?lia Cabral
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 21h25TRICOLOR
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 21h14Paquet?
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 17h58Fudum
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 17h38Cidadao
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 17h33AGORA TODO MUNDO ? F? DE BANDIDO
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 17h27walter liz
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 16h21Junior
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 15h00INDIGNA??O
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 14h47MARIA TAQUARA
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 14h22alexandre
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 14h14orlando
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 14h05jorge da silva
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 14h00Daniel
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 13h54leocadio
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 13h39Amanda Duarte
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 13h26Marcos Justos
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 13h25Rico
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 13h08Adonis
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 13h02