A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) iniciam nesta quinta-feira a última etapa de inspeções operacionais nas arenas que serão palco de jogos da Copa do Mundo. O roteiro inclui visitas aos estádios de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Manaus e Natal.
“Essa edição do tour de inspeção será fundamental para a consolidação dos planos operacionais e para que cada área confirme as operações planejadas nos últimos anos”, afirma o gerente geral de Integração Operacional do COL, Tiago Paes.
O primeiro palco a ser inspecionado é o da abertura da Copa do Mundo: a Arena Corinthians, que recebe representantes do COL e da Fifa nesta quinta-feira. O estádio da capital paulista receberá o duelo entre a Seleção Brasileira e a Croácia no dia 12 de junho. Curiosasmente a Secopa não divulgou a programação da visitação à imprensa.
As visitas às arenas darão atenção a diversas áreas essenciais para a realização das partidas da Copa. Além do gramado dos estádios, as estruturas para operações de imprensa também serão verificadas. Em alguns estádios recém inaugurados várias falhas foram registradas, atraindo críticas da imprensa internacional, e a Fifa quer evitar que os mesmos erros ocorram nas cidades onde as obras ainda estão em andamento, como Cuiabá.
Além disso serão verificados o planejamentos de segurança, serviços médicos, transportes, alimentação, entre outros.
As capitais que receberam partidas da Copa das Confederações ficam de fora pois já foram inspecionadas em janeiro.
Calendário de visitas:
20 de março - Arena Corinthians (São Paulo)
21 de março - Beira-Rio (Porto Alegre)
22 de março - Arena da Baixada (Curitiba)
23 de março - Arena Pantanal (Cuiabá)
24 de março - Arena da Amazônia (Manaus)
26 de março - Arena das Dunas (Natal)