A terceira derrota seguida no Brasileirão mantém o Cuiabá dentro da zona de rebaixamento. O revés ainda tem o agravante de ser mais um para adversário direto na parte de baixo da tabela. O técnico Petit avaliou o resultado como justo e destacou aspectos que o time precisa melhorar para sair desta situação.
O treinador reconheceu que o Dourado criou poucas chances de gol e se desorganizou taticamente na etapa final. – Foi um jogo de um primeiro tempo com poucas oportunidades, muito encaixado. A etapa final foi diferente, baixamos um pouco, começamos e ter setores distantes uns dos outros e o Vitória aproveitou, teve mais volume, mais intensidade e criou algumas oportunidades. Nós tentamos criar situações de gol sem sermos muito agressivos no último terço do campo. Foi uma vitória justa do Vitória.
Pitta e Max desperdiçaram as duas melhores chances para abrir o placar. Sem ser efetivo, o Cuiabá somou o quinto jogo consecutivo em que viu o adversário largar na frente, cenário que dificulta ainda mais uma reação no campeonato e atrapalha o modelo de jogo estabelecido.
Petit admitiu que a equipe auriverde tem encontrado dificuldades para atacar de forma ordenada quando enfrenta rivais com linhas de marcação baixas. – Nós somos uma equipe que quando entra bem no jogo consegue marcar e os times têm dificuldades em nos fazer gol. Nós gostamos de jogar na transição, e torna-se mais difícil quando precisamos correr atrás do resultado, temos que ir pra cima e às vezes somos um pouco desorganizados, os setores ficam muito longe uns dos outros. Temos que saber os momentos do jogo. Muitas vezes faltam 30 minutos pra terminar e ficamos distantes, a equipe precisa estar mais compacta, mais organizada.
Por fim, o comandante português ressaltou a necessidade de trabalhar o mental dos jogadores devido à fase ruim.
– Hoje acabamos por dar três pontos ao Vitória, que trabalhou para que isso acontecesse. E da nossa parte é fazer um trabalho psicológico com os jogadores, fazerem acreditar. Quando nós chegamos o time tinha nenhum ponto, nenhum gol, e conseguimos fazer uma sequência de resultados, chegamos a 17 pontos. Agora temos que temos que transmitir aos jogadores o que podemos fazer.
O Cuiabá pode fechar a 21ª rodada na penúltima colocação - caso o Fluminense vença o Bahia, no Maracanã.