Esporte Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 13h:54 | Atualizado:

Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 13h:54 | Atualizado:

Notícia

Secretário da Fifa diz que Cuiabá estará pronta

 

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A lista de 44 obras que ainda precisam ser concluídas para a Copa do Mundo, em Cuiabá, não desanimou o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. Durante visita à capital nesta quarta-feira (23), ele avaliou que Cuiabá estará pronta para sediar o mundial, em junho deste ano, e que as obras só precisam de acabamento. Uma das obras que devem ser entregues até o próximo mês é a Arena Pantanal. No estádio, ainda faltam ser instaladas cerca de 15 mil cadeiras.

Para o representante da Fifa, a prioridade é permitir e facilitar o acesso do público ao estádio. "Temos que fazer de tudo para que o público chegue até o estádio e assista ao jogo onde comprou o ingresso", declarou, ao afirmar que nem todas as obras de mobilidade precisam estar prontas a tempo da Copa. "Não significa que todoas as obras de mobilidade tenham que estar prontas até a Copa, mas queremos as pessoas tenham condições de circular pela cidade", afirmou, se referindo ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O meio de transporte público tinha sido eleito como o melhor para atender a demanda durante a Copa. Porém, não será instalado a tempo. O projeto está orçado em R$ 1,4 bilhão, incluindo viadutos e pontes para dar passagem aos trilhos do metrô de superfície, e só deve ser concluído em dezembro deste ano, seis meses após os jogos. O VLT só deve começar a operar em 2015.

A maioria dessas obras que estão em andamento, no entanto, é de mobilidade urbana. Até agora, segundo a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), foram concluídas 12 das 56 obras que integram o pacote de projetos que precisam ser executados na capital para o mundial. "Cuiabá vai estar pronta. Não há nenhum problema, só falta acabamento", disse, ao informar que prefere não comparar a capital mato-grossense com outras cidades-sede do evento.

 No trajeto do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, até o hotel que ficou em Cuiabá, Valcke contou que o carro passou por vários desvios e muitas obras. "A cidade está em obras, mas o estado se comprometeu a entregar todas

Acompanhando a comitiva da Fifa, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), disse que todas as obras relacionadas à Copa, exceto o VLT, serão concluídas até o mundial. Segundo ele, os assentos serão instalados no estádio até o final deste mês para que no próximo dia 5 a Arena esteja pronta para ser inaugurada, conforme prazo dado à Fifa.

A culpa pelos atrasos das obras foi atribuída, principalmente, às chuvas intensas registradas nos últimos meses. "Nunca se chouve tanto de setembro até agora nos últimos 40 anos. E não é só a chuva parar para retomar o serviço no mesmo instante, é preciso esperar um tempo", pontuou. Ele garantiu que as obras estão a todo vapor e que cerca de 4 mil operários estão trabalhando 24 horas para acelerar o serviço.

Os transtornos que a população está passando serão esquecidos, na avaliação do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que se mostrou bastante otimista com a condição de Cuiabá para sediar quatro jogos da Copa. "As pessoas têm que entender que a Copa vai deixar um grande legado de mobilidade".

Gramado

A qualidade do gramado da Arena Pantanal foi aprovada pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno, que integra o Comitê Organizador Local (COL). Em coletiva nesta quarta-feira, ele lembrou que na partida entre Santos e o Mixto Esporte Clube, no mês passado, tinha chovido e, mesmo assim, o campo estava bom. "Hoje, parece que o gramado está seco e está bom. O gramado está baixo e aparentemente de boa qualidade", afirmou.

No início deste ano, o ex-jogador Bebeto, também membro do COL, havia cobrado do governo mato-grossense a colocação do gramado. Na ocasião, ele disse que, pelo que tinha visto, o campo não estaria pronto para os jogos testes. No entanto, a preocupação foi sanada.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet