Mundo Segunda-Feira, 28 de Outubro de 2024, 13h:00 | Atualizado:

Segunda-Feira, 28 de Outubro de 2024, 13h:00 | Atualizado:

DESMORALIZADO

Bolsonaro amarga derrotas nas eleições e sai enfraquecido na direita

Ex-presidente viu aliados perderem em sete cidades

O GLOBO

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

bolsonaro-eleicoes

 

Após ter demonstrado força no primeiro turno, elegendo dois prefeitos e emplacando vários candidatos no segundo turno, o ex-presidente Jair Bolsonaro amargou reveses neste domingo nas capitais onde se empenhou pessoalmente pela eleição de seus favoritos: Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Belém (PA) e João Pessoa (PB). O ex-presidente também saiu derrotado em Niterói (RJ), com a reeleição de Rodrigo Neves (PDT) na disputa com o deputado federal Carlos Jordy (PL), integrante da tropa de choque bolsonarista na Câmara.

Em BH e Belém, o centro saiu vitorioso nas urnas com as eleições de Fuad Noman (PSD) e Igor Normando (MDB). Normando foi apoiado pelo governador Helder Barbalho (MDB) e pelos ministros Jader Filho (Cidades) e Celso Sabino (Turismo).

Já na capital cearense, palco de um dos mais acirrados embates entre PT e PL, Bolsonaro foi confrontado com a vitória do deputado estadual Evandro Leitão, candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que gravou participação no horário eleitoral do petista.

 

Um dos principais nomes da administração bolsonarista, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL) obteve apenas 36% dos votos na disputa de segundo turno pela prefeitura de João Pessoa, sendo derrotado pelo atual prefeito, Cícero Lucena (PP), que obtinha 64% dos votos válidos até a publicação deste texto.

Em Manaus, outro candidato do PL apoiado por Bolsonaro, Capitão Alberto Neto, foi derrotado, com 45,41% dos votos válidos. Na capital do Amazonas, o prefeito David Almeida (Avante) foi reeleito com 54,59% dos votos em uma campanha em que chamou o adversário de “radical” e “extremista”.

Em Goiânia, cenário de um dos principais ringues da direita, Bolsonaro viu o seu candidato, Fred Rodrigues (PL) ser derrotado pelo ex-deputado federal Sandro Mabel (MDB), apoiado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que tenta se cacifar para disputar a presidência da República em 2026.

A derrota em Goiânia já era tinha sido prevista pelas pesquisas de opinião e era esperada também por interlocutores de Bolsonaro ouvidos reservadamente pela equipe da coluna, já que os dados internos também apontavam o mesmo prognóstico.

Por isso, aliados do ex-presidente tentaram convencê-lo a nao ir para Goiânia acompanhar a votação, para não se associado à derrota, conforme informou o colunista Lauro Jardim.

 

Na capital de Goiás, Fred chegou ao local de votação acompanhado de Bolsonaro e do deputado federal Gustavo Gayer, alvo na última sexta-feira (25) de uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal que investiga desvio de verba parlamentar da Câmara dos Deputados.

O próprio Fred se meteu em outra polêmica na véspera do segundo turno, com a revelação de que mentiu ao se dizer formado em Direito. Além de se declarar bacharel na área no plano de governo submetido à Justiça Eleitoral, ele também informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter ensino superior completo. 

O PL de Bolsonaro, por outro lado, ganhou duas capitais neste segundo turno. Em Aracaju, a vereadora Emilia Correa derrotou Luiz Roberto (PDT) em uma campanha em que tentou evitar uma vinculação direta com o ex-presidente.

 

Já em Cuiabá, o deputado federal Abílio Brunini (PL) venceu o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) no segundo turno da disputa pela prefeitura de Cuiabá, capital do Mato Grosso.





Postar um novo comentário





Comentários (6)

  • bobo folhamax

    Segunda-Feira, 28 de Outubro de 2024, 19h48
  • kkk
    0
    0



  • Jadir

    Segunda-Feira, 28 de Outubro de 2024, 19h20
  • O que esperam de um ex presidente inelegível que em novembro pode perder o sono, só continuam apoiando os gados que levaram lavagem cerebral para continuar idolatrando essa criatura que nd fez para o Brasil
    0
    0



  • Marcos Justos

    Segunda-Feira, 28 de Outubro de 2024, 18h40
  • FolhaMax, Rei do Fake News. Kkkkkk Será que algum Trouxa acredita nessa Materia? Será que não pesquisam? Será que não tem acesso a informação?
    0
    0



  • Carlos Nunes

    Segunda-Feira, 28 de Outubro de 2024, 14h29
  • Pois é, se Bolsonaro disque saiu mal...tio Lula saiu pior: só conseguiu ganhar a Prefeitura de Fortaleza, nas outras Capitais perdeu. Aqui em Cuiabá, dos 27 Vereadores, não elegeu sequer um. Ainda o Cartaz dele no exterior afundou...até a Venezuela tá dizendo que o tombo foi Fake...nem aconteceu. Tio MADURO tá de mal porque não conseguiu entrar pro BRICS. Ficar de mal com tio MADURO não é coisa boa...a vingança dele pode ser terrível.
    13
    5



  • JOAO DA SILVA

    Segunda-Feira, 28 de Outubro de 2024, 14h07
  • ENFRAQUECIDO DE ONDE O ACORDA A CORRETE DA DIREITA SO ESTA CRESCENDO POR TODO O PAIS PARA COM ESSES FAKES ISSO FEIO E DESVALORIZADOR PARA UM MEIO DE COMUNICAÇAO
    11
    6



  • Galdêncio

    Segunda-Feira, 28 de Outubro de 2024, 13h21
  • Kk?kkkkkk que bloguesinho sem futuro essa folhaMarx. Fez previsões furadas em VG e Cuiabá nas pesquisas compradas e mentirosas.
    23
    11











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet