Mundo Quinta-Feira, 17 de Abril de 2025, 23h:00 | Atualizado:

Quinta-Feira, 17 de Abril de 2025, 23h:00 | Atualizado:

REFÚGIO

Ex-primeira-dama do Peru chega a SP após receber asilo político

 

BRASIL DE FATO

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Nadine Heredia.jpg

 

A ex-primeira-dama peruana Nadine Heredia chegou a São Paulo na noite de quarta-feira (16), após receber asilo político do governo brasileiro, informou o Itamaraty.

Nadine e seu marido, o ex-presidente Ollanta Humala, foram condenados a 15 anos de prisão pela justiça peruana na terça-feira (15) por receberem contribuições ilegais da construtora brasileira Odebrecht e do governo venezuelano em duas campanhas presidenciais. Humala ficou preso após o veredito da juíza de primeira instância Nayko Coronado.

Ollanta Humala, um ex-tenente-coronel de centro-esquerda que governou o Peru entre 2011 e 2016, foi detido na sala de audiências após a leitura da sentença, que pôs fim a um julgamento de mais de três anos.

Nadine, 48, viajou com o filho mais novo para o Brasil, procedente de Lima, informou o Itamaraty. Segundo uma fonte diplomática, ela chegou a Brasília na quarta-feira (16) em um voo da Força Aérea brasileira. Durante a noite, eles foram levados em um avião comercial para São Paulo.

A ex-primeira-dama peruana e o filho “obtiveram a concessão de asilo diplomático” e “passarão, agora, pelos procedimentos necessários para sua regularização migratória no Brasil”, informou o Itamaraty.

O governo brasileiro declarou que concedeu a proteção com base na Convenção de Asilo Diplomático de 1954. Segundo a imprensa brasileira, Nadine já havia solicitado viajar ao Brasil para tratar um problema de saúde, mas o pedido foi negado pela Justiça peruana na época.

Leonardo Massud, um dos advogados de Humala no Brasil, disse em comunicado que outro pedido para viajar à Colômbia por motivos de saúde também foi negado em julho passado.

A chancelaria peruana informou na terça-feira que Nadine entrou na embaixada do Brasil para pedir asilo e que, após gestões com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi concedido salvo-conduto a ela e ao filho menor para viajar a Brasília.

“O asilo concedido pelo Brasil significa que o governo brasileiro considera que aqui houve um abuso de direito e que não há garantias para que haja uma justiça real”, disse a uma rádio peruana Ulises Humala, irmão mais velho do ex-presidente.

Os promotores peruanos acusaram Humala e a esposa de lavagem de dinheiro por supostamente ocultarem o fato de que receberam três milhões de dólares (5,62 milhões de reais na época) da Odebrecht para sua campanha presidencial de 2011.

Segundo a acusação, durante sua candidatura fracassada de 2006, o casal também teria desviado aproximadamente 200 mil dólares (427 mil dólares na cotação da época) enviados pelo então presidente venezuelano Hugo Chávez por uma empresa de seu país.

O casal sempre negou, durante o julgamento, ter recebido dinheiro de Chávez ou de alguma empresa brasileira.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Gustavo

    Sexta-Feira, 18 de Abril de 2025, 09h34
  • Viva o Brasil o país dos corruptos e da corrupção agora também abrigo para corruptos do mundo, cada dia pior onde iremos parar meu Deus, volta pai .
    1
    0



  • Carlos Nunes

    Sexta-Feira, 18 de Abril de 2025, 07h26
  • Pois é, a Esquerda brasileira não toma jeito... Tio Césare Batisti, condenado à prisão perpétua na Itália...recebeu Asilo Político. Agora tia NADINE, condenada a 15 anos por Corrupção...Asilo Político também. Entretanto os 2 boxeadores cubanos, que imploraram Asilo no Brasil, foram despachados pra Cuba, pro tio FIDEL. Ninguém pode fugir de Cuba. Quando os cubanos pegavam barco pra fugir pra Miami, tio FIDEL, enfurecido, ia atrás e trazia todos presos. Dependendo do dia de fúria do tio FIDEL, ele jogava todos no mar. Os boxeadores cubanos nem mataram como tio BATISTI nem pegaram dinheiro de Corrupção, como tia NADINE, entretanto foram despachados pro tio FIDEL. Sem Asilo.
    2
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet